Business

Veja 5 Tendências para 2022 no Varejo

O ano de 2022 promete e mesmo com quase toda a população brasileira vacinada, este próximo período ainda deve contar com muitos desafios, principalmente para o varejo, que já passou por bastante mudanças nos últimos 2 anos.

E para que os negócios voltados ao consumo atinjam o sucesso no ano que se inicia, implementar estratégias focadas no retorno pós-pandemia, e principalmente, na adaptação aos meios digitais, são ações fundamentais para este momento de retomada.

A reabertura econômica exige transformações para que negócios em todos os setores continuem aquecidos e as principais tendências em 2022 devem constar no planejamento de todo o lojista e gestor de negócios do varejo.

Acompanhe, a seguir, 5 tendências para operações de varejo no ano que se inicia!

O Cliente-Usuário no centro

Para atender à nova realidade digital e às expectativas do consumidor, neste novo contexto é preciso inovar. E essa tarefa vem sendo um desafio constante para o lojista desde que a pandemia da Covid 19 iniciou, onde os negócios precisaram sofrer modificações em seus formatos de venda e relacionamento, visto que agora a maioria passa a acontecer de forma online.

Com a combinação de compra por meios eletrônicos e o feedback dos consumidores praticamente em tempo real, o controle de qualidade por parte do lojista deve estar no planejamento para uma boa gestão de clientes, visando capacitar todo o time de forma eficiente, tendo o foco de de monitorar o desempenho da equipe, mas principalmente promover o engajamento de todos na melhoria da experiência do consumidor. O foco deve ser quase que total no cliente.

Logística

Ganha quem entrega mais rápido, conta com diversas opções na forma de entregar e oferece frete grátis. Sim! E por menores que já estejam os valores de frete, esse é um mantra que todo o cliente ainda gosta de escutar, tendo inclinação a fechar negócio com as lojas que oferecem essa vantagem.

Vale lembrar que à medida em que as empresas passam pelo processo de transformação digital, investir no aprimoramento do setor de logística é crucial dentro da estratégia de retomada, afinal, com a reabertura de pontos físicos, por exemplo, existe inclusive a tendência de integração entre todas as pontas de venda, do online até o offline.

Desta forma, melhorar a logística é algo que ainda precisa ser aprimorado, principalmente no que tange aos prazos de entrega – cada vez mais enxutos – e que também atraem o consumidor que anseia por receber seu pedido. 

ESG

Outra super tendência são as práticas ESG, ou seja, a adoção e a implementação de programas e práticas ambientais, sociais e de governança corporativa. E esta passa a ser uma nova preocupação no varejo, onde fornecedores e parceiros buscam atuar dentro de  uma cadeia sustentável de produção e comercialização.

Cabe ressaltar que essas práticas estão sendo avaliadas por quem está na ponta comprando algo, afinal, entre uma empresa que atua em prol da sociedade, além de cuidar do meio ambiente, o consumidor irá optar por aquela que não somente visa o lucro, mas que também conta com valores de sustentabilidade agregados a sua operação. 

Segurança Virtual

Frente à expansão que o comércio eletrônico vem sofrendo nos últimos anos, nada mais atual que tratar de segurança cibernética.

Desde 2019, com o aumento no número de transações em e-commerce impulsionado pela pandemia da Covid 19, o foco na segurança das operações online deve aumentar e com isso,  passa a ser necessária a atenção tanto com a segurança em sites – a fim de evitar fraudes e vulnerabilidades de operações, bem como com os meios de pagamentos, visando a manutenção da privacidade de dados do usuário e a consequente preservação da marca.

Gestão com base em dados 

Por último, vale reforçar que organizar e planejar a gestão da sua loja sempre com bases em dados, deve ser o norte para todo o tipo de negócio no ano que se inicia, pois somente com o olhar data-driven, gestores do varejo e lojistas podem tomar decisões assertivas e ter uma operação organizada, com processo bem delineados.

Desta forma, saber as respostas certas para as perguntas do negócio, fica muito mais fácil com informações que subsidiam a visão de crescimento frente ao mercado e à concorrência.

Conte com o Sólidus Smart para auxiliar na gestão de sua loja e bons negócios em 2022!

Deixe seu comentário