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ESG no Varejo: do conceito à implementação!

Ter boas práticas com o meio ambiente, além de preocupação social, é um dos temas do momento para gestores de varejo no mundo todo, além do olhar atento às melhores práticas de governança corporativa.

O conceito ESG é relativamente novo e traz ao foco, todos os negócios que já adotam boas práticas voltadas à comunidade onde atuam e para com as pessoas envolvidas em sua cadeia.

De modo objetivo, ESG é a sigla para Environmental, Social & Governance, traduzindo para o português, fica na linha de “ASG: Ambiental, Social e Governança”, termo que surgiu em 2004 junto ao Pacto Global da ONU com o Banco Mundial e que se refere às melhores práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa, podendo ser inclusive, um critério para atração de novos investimentos!

Confere a seguir, 5 tópicos de base sobre ESG!

A empresa não é uma ilha

Os impactos ambientais e sociais vêm sendo discutidos por empresas de ponta no mundo todo, onde a necessidade de criar valor para todos os stakeholders envolvidos no negócio, traz a tona a necessidade de reflexão mais a fundo da missão, visão e valores de um negócio,  de que sua loja não é uma ente isolado, ela faz parte e impacta o entorno e as pessoas que estão em contato.

O todo importa

Geração de lucro. Esse é o objetivo final da maioria dos negócios no varejo a fim de subsistir. Contudo, você, lojista, já parou para se perguntar se dentro de uma cadeia produtiva, sua loja pode oferecer riscos ambientais ou sociais? 

Já realizou uma análise dos fornecedores e suas práticas a fim de detectar possíveis condutas negativas nesta cadeia? Vale parar e analisar.

Sustentabilidade, qualidade e compliance

Estas são apenas três denominações para a área que é responsável pela mensuração, avaliação, controle e melhoria  dos riscos ambientais e sociais de uma empresa. 

E a medida em que este setor se estrutura, estas frentes passam a implementar os códigos de condutas e procedimentos em todo o negócio, além de buscarem as devidas certificações e o compliance.

Certificações

A ABNT NBR ISO 14001 é um exemplo de uma certificação que especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental de um negócio.

Esta norma, em específico, leva em consideração todos os aspectos ambientais influenciados e passíveis de controle pela organização, permitindo o desenvolvimento de uma estrutura para a proteção do meio ambiente, onde segundo a própria ISO, “a implementação dessa norma deve ser buscada por empresas que desejam estar seguras sobre políticas ambientais praticadas ou demonstrar estar de acordo com práticas sustentáveis a clientes e a organizações externas”. 

Compliance

E para não ter a imagem do negócio fragilizada, principalmente em tempos de internet, em que a informação se dissemina com muita velocidade, ter uma área de compliance é fundamental para o gestor varejista que quer implementar não somente o ESG, mas principalmente adequar a conduta da empresa a todas as normas dos órgãos de regulamentação.

Sendo assim, os critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) são uma forma de mensurar o valor de um negócio, aumentando a vantagem competitiva em relação à concorrência, além da credibilidade junto à sociedade, assim como ir melhorando a qualidade dos seus serviços e produtos e identificar possíveis riscos, atraindo futuros investidores!

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