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3 Pontos cruciais para lojistas superarem a crise e inovarem

Todo tipo de negócio deve buscar estratégias para driblar a crise e melhorar o seu desempenho.

E para aumentar as vendas e incrementar resultados, planejar novas ações e estratégias, é fundamental para manter o bom desempenho diante das possíveis crises que o varejo enfrenta, além de aproveitar este momento para inovar em seus modelos de negócio e gerar novas oportunidades. 

Um dos principais pontos é estar atento à concorrência e às mudanças macros do varejo, e nesse sentido, avaliar possíveis alternativas de inovação para a sua loja.

Acompanhe, a seguir, uma série de dicas úteis para inovar e superar a crise!

De olho no consumidor

Se o varejo pode se traduzir na venda de produtos e serviços em menores quantidades, essa modalidade pode ser considerada uma venda direta por já atender o consumidor final.

E por falar em consumidor, o perfil de quem compra  mudou consideravelmente nos últimos anos, afinal, muitas inovações, tais como as mídias sociais, concederam maior poder a quem adquire um bem ou serviço, o que tornou os clientes ainda mais ativos e exigentes. 

Desta forma, estar de fato atento ao que o cliente fala da sua loja, consiste no investimento em ações e estratégias de relacionamento com o objetivo de retenção e fidelização. E  para garantir a satisfação deste consumidor exigente, o atendimento pode ser uma das chaves de sucesso, a qual vai muito além da compra do produto ou serviço em si. Atenção a este ponto. 

Dados de consumidores

Um dos primeiros passos para começar a entender o comportamento do consumidor é focar na obtenção de dados e informações sobre ele, afinal, atuar sem conhecimento de quem está comprando na sua loja, passa a ser mera suposição no momento de formular novas estratégias.

Para isso, existem diversas estratégias que sua loja  pode utilizar e que visam a  obtenção de informações para compreender o comportamento do seu público e assim, conseguir ofertar produtos e serviços de forma estratégica.

A fim de identificar oportunidades por perfil de consumo e quantificar os dados, é de suma importância ter um sistema de gestão que tenha  seu próprio banco de dados, com todos aqueles registros básicos de seus clientes. 

Uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management), inclusive, pode ser a solução inicial para identificar comportamentos de compra e entender o relacionamento com o cliente como um todo.

Contudo, lembre-se de que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018, é a legislação brasileira que regulamenta as atividades de tratamento de dados pessoais e que, atualmente, é preciso agir de acordo com ela.

Novos modelos de negócios

Você sabia que de acordo com a Euromonitor International, estudo realizado pela consultoria Pwc, existem algumas tendências que influenciam diretamente os rumos que o varejo irá tomar? A seguir, fique de olho nas 3 principais:

  • Além da lucratividade: todo tipo de negócio deve estar atento aos índices que vão muito além da  receita. O foco em sustentabilidade e ações de acordo com uma economia baseada em valor, agrega um posicionamento de mercado muito positivo para a sua loja, o que pode angariar a médio e longo prazo, novos consumidores.
  • Experiências de compras omnichannel: contar com uma  jornada de compras ágil  e consistente em todos os canais é fundamental para o lojista que visa incremento em resultados. Para isso, o conceito omnichannel visa integrar todos os pontos de contato com o consumidor, ou seja, lojas físicas, e-commerce ou mídias sociais, tudo deve estar conectado para atender as inúmeras possibilidades de interações junto ao cliente.
  • Uma loja ‘figital’: se o mundo físico e o digital se complementam, oferecer experiências surpreendentes deve ser também o foco do lojista para superar a crise no varejo. Para isso, sua loja pode integrar processos de compras virtuais em seus pontos de venda físicos. Ou seja, a convergência entre ações físicas e digitais, se torna cada vez mais essencial na transformação dos negócios.

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