Economia

Como vender para a geração Millenials?

Você já deve ter observado que cada geração possui um estilo diferente de vida e por consequência, um comportamento também diferente de compra e consumo em geral.

Dentro do marketing, existem algumas subdivisões para que os donos de negócio consigam dialogar com públicos tão distintos, principalmente na forma de se relacionar com uma empresa ou marca.

Como exemplo, podemos citar brevemente o histórico de cada uma destas gerações, mapeadas durante anos de estudo do comportamento de consumo, onde lojistas podem ter alguns “alvos” distintos:

• Veteranos: aqui encontramos o pessoal nascido entre 1922 e 1945, tendo como base educacional certa rigidez e muito respeito aos sistemas hierárquicos, visto que cresceram no período entre guerras, tendo perfil mais conservador de consumo, evitando riscos desnecessários ou parcelamentos. Um sentimento importante para eles é a lealdade, inclusive ao estabelecimento que sempre compra habitualmente.

• Boomers: temos neste grupo os nascidos entre 1945 e 1965, a geração dos workaholics, ou “viciados em trabalho”, valorizando o status e crescimento profissional como forma de engajamento, características herdadas de uma fase pós-guerra. Possuem sentimento mais otimista que os pais. A lealdade encontra-se também presente neste grupo, onde temos muitos trabalhando há mais de 20 anos na mesma empresa.

• Geração X: aqui está o pessoal que nasceu entre 1965 e 1977. Buscam certa informalidade nas relações de trabalho e não são mais tão preocupados com a política, visto que o equilíbrio do trabalho com a vida pessoal entra em cena neste momento. É uma geração que não é completamente fiel às marcas e relações comerciais, pois possuem um propósito mais definido de vida e visam muito o lado pessoal.

• A Geração Y é a dos nascidos entre 1977 e o final da década de 90. Apresentam preocupações com a sustentabilidade de recursos, sendo questionadores, impacientes e muito ansiosos. Usam a tecnologia com facilidade e por terem acesso a uma gama enorme de informações, tendem a não respeitar sistemas hierárquicos.

Mas quem é afinal a Geração Millenials e como preparar sua loja para atender este público tão jovem?

Como vender para a geração Millenials?

Os Millenials podem ser conhecidos também como Geração Z, sendo o grupo formado por aqueles que nasceram no início dos anos 2000. Existem alguns estudos que apontam traços dos Millenials já na Geração Y, trabalhando esta subdivisão de forma mais próxima.
Esta é uma geração mais ligada ao empreendedorismo, onde ainda muito jovens, poderão ser seus parceiros ou concorrentes, visto que este espírito empresarial é destaque nesta geração criativa, cabeça aberta e acima de tudo, inteligente.

Você sabia que os Millenials também são conhecidos como Geração Z e já influenciam a decisão de compra de pais ou tios, embora ainda sejam adolescentes?
No setor moveleiro, 35% deles opinam quando se trata da compra de móveis novos para a casa, além de realizarem muitas compras on-line e terem acesso pleno à informação, dados de pesquisa feita pela agência Foster Edge de SP.

Os nativos Millenials, diferentemente do pessoal da Geração Y, valorizam bastante os relacionamentos pessoais em detrimento da tecnologia, por isso tendem a pesar muito a honestidade de propósito de existência de empresas e marcas.
Ou seja, em relação ao seu estilo de vida e propósito profissional: “quando pensam nos seus objetivos de carreira, os Millennials mostram-se hoje tão interessados em saber como as empresas desenvolvem as suas pessoas e contribuem para a sociedade, como nos seus produtos e lucros,” afirma Barry Salzberg, CEO da Deloitte Global, empresa de auditoria, consultoria, consultoria tributária, assessoria financeira, gestão de riscos e “Outsourcing”.

Então fique de olho nesta turma super influente. Pois a experiência de compra e os valores que sua marca transmite muitas vezes serão os fatores decisivos para um Millenial comprar em sua loja ou influenciar positivamente a família e amigos.

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