Controle de Estoque

Logística e centros de distribuição: a velocidade de entregar como vantagem competitiva no varejo

O ano de 2022 promete bastante mudança quando o assunto é competitividade de negócios, sejam eles físicos ou e-commerces.

Os desafios do varejo ganham então uma nova faceta, tendo em vista que a estratégia de marketing – além de passar fortemente pelo digital – deve ser complementada com algumas outras, tais como a gestão de estoque, velocidade na distribuição de produtos e a abertura de novos pontos de retirada e entrega de mercadorias.

E para que lojistas atinjam o sucesso em todas essas atividades, algumas inovações e adaptações precisam ser realizadas mediante a reabertura econômica e também ao fim da pandemia.

Os principais pontos que merecem a atenção dos gestores do varejo atualmente, são o fomento do e-commerce, os novos formatos de loja e principalmente, a redução do custo logístico – este último, um dos principais desafios do varejo brasileiro.

Acompanhe, a seguir, 3 tendências para operações logísticas e centros de distribuição.

Lojas parceiras como centros de distribuição

Para atender à nova realidade digital é preciso inovar. Por isso, muitos lojistas construíram novas estratégias para entregar mercadorias durante a pandemia da Covid 19, iniciando com as lojas físicas – pertencentes inclusive a outros nichos de negócio – onde os consumidores passaram a retirar as mercadorias dos pedidos feitos de forma online.

E com a combinação de comprar por meios eletrônicos e o recebimento dos produtos em praticamente todos os bairros de uma cidade, o foco na melhoria da velocidade de entrega ao cliente, aumentou drasticamente, sendo essa uma das principais apostas do varejo para os próximos meses e uma das grandes vantagens frente aos concorrentes. 

Logística veloz e 360 graus

Sempre citamos por aqui que ‘ganha o cliente, quem entrega mais rápido’. Por isso, focar na logística como uma ponta extremamente rentável para o negócio, é algo que precisa ser pensado e aprimorado em todo o varejo, principalmente pelo fato de que o consumidor anseia por receber seu pedido. 

Você sabia que em pesquisa recente da SalesForce, 67% dos entrevistados apontaram que preferem receber os seus produtos em pontos de venda físicos, a ter que esperar pela mercadoria ser entregue em casa?

Desta forma, contar com diversos locais para a retirada de compras pode ser um fator decisivo para o fechamento de novos negócios, além de uma super vantagem competitiva.

Para isso, vale ressaltar que investir em tecnologia é a chave para a melhoria do controle da operação como um todo, desde o estoque, passando pela logística, chegando então à entrega e retirada. 

Estoque integrado

Outra super tendência é a implementação de tecnologia na gestão de suprimentos e estoque.

Esse deve também ser um dos focos para as operações de varejo que almejam atender clientes de forma ágil, sempre repondo mercadorias para não frustrar o consumidor.

Para isso, estar em constante contato e ter o controle de mercadorias junto aos fornecedores, é fundamental para manter a produção e comercialização sempre ‘azeitada’, ou seja, sempre ter em estoque tudo o que o seu consumidor almeja.

Uma super dica é aproveitar justamente as lojas parceiras como estes centros de distribuição, melhorando ainda mais a gestão do estoque, reduzindo o tempo de entrega e fidelizando o cliente

Gestão do Varejo com foco em tecnologia

Gestores do varejo e lojistas podem ter uma operação organizada, com processos bem delineados e tudo isso de forma online, com um sistema abastecido de informações que subsidiem o crescimento no negócio, afinal uma gestão com base em dados, também é a grande pedida para os negócios atualmente – e isso independe de setor,

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