Já estamos praticamente chegando na próxima Black Friday, a qual inclusive, será diferente das demais e da do ano de 2020, onde ainda estávamos em um cenário complicado em relação a COVID 19.
Porém, com a expectativa do final da pandemia, devido ao aumento da vacinação da população, a Black Friday 2021 – segundo especialistas, tende a ser um sucesso nas vendas do varejo brasileiro.
Em 2020, por conta da pandemia, sendo uma data diferente dos anos anteriores, o aumento de compras online durante o período da Black Friday, ultrapassou os R$5 bilhões em transações, além de ter um crescimento de 31% em relação ao ano anterior.
Somada a esta informação – em uma análise consolidada, desde a pré venda da Black Friday, chegando até a Cyber Monday, o resultado foi ainda mais surpreendente, totalizando a quantia de R$7,72 bilhões em negócios realizados via e-commerce, o que representou uma crescente de 27,7% em relação ao mesmo período de 2019 – dados fornecidos pela Neotrust / Compre & Confie, consultoria especializada no mapeamento de milhares de varejistas brasileiros, oferecendo relatórios e estudos exclusivos sobre o e-commerce no Brasil.
E sua loja, já está preparada para BF 2021?
Seguindo a reabertura do comércio, o consumo nas lojas físicas tende a voltar a ter um aumento, podendo ser uma oportunidade para entrar em contato com aqueles clientes fiéis, mas que por conta da pandemia, estiveram afastados do PDV.
Para que isso aconteça, lembre-se do como fazia antes, porém utilize das novas tecnologias para por exemplo, contactar seu consumidor, como exemplo, oferecer ao seu time de vendas um telefone celular da empresa com acesso a internet e uma conta de WhatsApp.
Intercâmbio de informações entre times
Faça a interseção das equipes de marketing e vendas, afinal, vendas pode munir o marketing de informações valiosas, pois está literalmente na ponta com o cliente.
E por falar em WhatsApp, vale criar as listas de transmissão, para não ter seu número punido e também banido pela plataforma, a qual tem algumas regras peculiares para o disparo de mensagens em massa.
Lembre-se de realizar reuniões periódicas com os times, para que a equipe de vendas possa entender as necessidades e a visão e estratégia de marketing, assim como o time de marketing possa enxergar as dificuldades que geralmente a equipe de vendas tem para converter lá na ponta.
E-mail Marketing: plataformas gratuitas de disparo
Outro ponto importante e super inteligente é montar um mailing com o nome e o email do cliente e fazer o upload dessas listas em uma plataforma de disparo de email marketing, pois é com elas que seu domínio fica protegido também das punições de servidores de e-mail, além de ter muitos insights sobre as campanhas disponíveis.
Existem muitas soluções gratuitas para iniciar o disparo de e-mail marketing, não somente enviar ofertas na Black Friday, mas também para construir um relacionamento com seus clientes de um modo personalizado. Nossas dicas são o e-Goi e o Mail Chimp.
Etiqueta básica de Black Friday
Muito falamos sobre esta data super oportuna de vendas e não podemos esquecer de validar algumas dicas que já passamos aqui em nosso blog e que nunca “saem de moda”.
Cabe ressaltar a importância no cumprimento de prazos para não frustrar seu cliente e o foco na criação de ofertas fidedignas, de forma a não somente aproveitar a data, mas realmente oferecer uma boa oportunidade para o seu consumidor gastar menos.
Lembre-se também de fazer a sua lição de casa enquanto varejista, que é negociar oportunidades de descontos, cupons, sorteios e ações com o seus fornecedores, para assim, conseguir além de melhorar o relacionamento com o seu consumidor, o incremento no giro de vendas.
Confira também a curadoria dos conteúdos que nosso blog tem sobre a Black Friday e desde já, desejamos ótimos negócios!
Black Friday: 8 Estratégias de Desconto e Promoções para E-commerce
6 Dicas Quentes para não errar na Black Friday!