Business

Trade Marketing: 4 Pontos para Conquistar o Consumidor no PDV

As ações de trade marketing no varejo devem, principalmente, visar o alinhamento das  estratégias da empresa como um todo, a fim de melhorar sempre o relacionamento com o consumidor e como consequência, vender da melhor forma para gerar bons resultados financeiros.

Para isso, proporcionar experiências que possam gerar boas memórias no PDV, sem dúvida passa pelas estratégias de trade marketing, o que pode ser a chave do sucesso para as lojas que visam aprimorar a experiência de consumo e vender mais.

A seguir, acompanhe 4 pontos para conquistar o consumidor no PDV!

A importância das estratégias de Trade Marketing

Se em torno de 70% das decisões de compra do consumidor são feitas no PDV, a partir da década de 90 com o aumento de competidores em todos os setores produtivos,  para se obter sucesso em vendas, surge o trade marketing com o foco em cuidar especificamente da relação entre cliente final, fabricante e também do que podemos denominar de “meio de campo”, ou seja, dos representantes comerciais e distribuidores parceiros.

Visando o aumento de vendas, o trade marketing permite que todo negócio acompanhe a mudança de hábitos dos clientes, aumentando a percepção de valor do produto, podendo ser considerada a área do marketing que atua onde o consumidor está, ou seja, no PDV.

Por que o Trade Marketing é importante para conquistar o consumidor? 

De modo objetivo, o trade marketing integra a cadeia produtiva para incrementar as vendas da sua loja, sobretudo, objetivando construir relacionamentos duradouros e contribuir para experiências memoráveis no PDV, como citamos anteriormente, atuando desde o fabricante, chegando até a ponta com o consumidor. 

Do ponto de vista do consumidor, sua loja melhora consideravelmente a exposição de produtos, o treinamento dos vendedores, além da gestão de relacionamento com parceiros, o que vai refletir em um negócio muito mais organizado e produtivo, automaticamente contribuindo para o aumento de vendas. 

O papel do trade marketing para conquistar o consumidor e potencializar vendas 

As ações de trade podem contribuir diretamente para impulsionar vendas, principalmente com a utilização de estratégias adequadas.

Para isso, conquistar a atenção dos consumidores no ponto de venda, faz parte tanto da estratégia de marketing, quanto da estratégia comercial, onde temos dois pontos fundamentais: seus promotores de venda devem estar treinados e alinhados às estratégias macro do negócio, além do PDV estar muito bem organizado e sinalizado.

Porém, esses são apenas dois dos principais pontos para o entendimento do shopper, o protagonista quando falamos de trade marketing.

Tecnologia para o trade marketing

Para promover o alinhamento da equipe de trade marketing ao time comercial, uma ótima solução é contar com uma ferramentas para gestão do trade.

Uma boa sugestão para isso, é a TradeTools, uma plataforma que faz a gestão das ações de trade marketing, abarcando desde a criação de materiais de comunicação, de acordo com o guide visual de marketing da sua loja, até a otimização da jornada de compra em si, podendo o vendedor disponibilizar a criação de um link com uma gama específica de produtos, duas das inúmeras soluções que esta  plataforma viabiliza.

Além desta dica, lembre-se que para gerir toda a parte financeira, de estoque, vendas e faturamento, além da integração entre filiais, rotinas administrativas e financeira, sua loja pode contar com o Sólidus Smart, um sistema de gestão especializado no varejo de móveis e eletro.

Veja como o Sólidus Smart pode impulsionar o seu negócio! Clique aqui e conheça mais! 

Deixe seu comentário