Gestão Empresarial

O Trade Marketing e sua Importância na Gestão de Vendas

Segundo Philip Kotler, “marketing é a ciência que estuda, cria e entrega valor com lucro para um mercado-alvo, após identificar suas necessidades e desejos não realizados”.

Esse conceito também faz parte do marketing de varejo, traduzindo-se através do trade marketing, onde aparece como fator importante para a tomada de decisão do consumidor e ponto focal para empresários em sua gestão voltada ao marketing, agindo junto aos canais de distribuição.

Entenda melhor a seguir!

O que é Trade Marketing?

trade marketing pode ser definido como o conjunto de ações usadas nos canais de distribuição pelas partes que compõem a cadeia de vendas, ou seja, das marcas (indústria), das lojas (pontos de venda) e dos consumidores, com a finalidade de aumentar a percepção de valor do produto, além de maximizar a rentabilidade da empresa.

Em suma o trade marketing é uma área que atua onde o consumidor está.

Qual a importância do Trade Marketing?

Em pesquisas recentes realizadas pela Nielsen, consultoria que estuda tendências e hábitos dos consumidores em mais de 100 países ao redor do mundo, em média 70% das decisões de compra são tomadas no PDV, sendo 50% delas por impulso.

Isso quer dizer que, apesar de todas as ações de comunicação e marketing voltadas aos consumidores, é no ponto de venda que eles acabam fazendo a sua escolha. Sem dúvida, um percentual considerável!

E quais os benefícios do Trade Marketing?

Essencialmente em uma estratégia B2B (de negócio para negócio), o trade marketing visa, dentre outros alvos, a união entre fabricantes e revendedores, objetivando que ambos vendam mais produtos e/ou serviços.

Se por um lado as pesquisas mostram um ótimo desempenho do PDV, como instrumento estratégico no momento na tomada de decisão por parte dos shoppers (consumidores), saiba que elas também comprovam algumas outras vantagens do trade marketing.

Acompanhe!

Aumento do seu market share

Um dos objetivos do trade marketing é aumentar o market share dos lojistas e fabricantes, neste caso o lojista, por exemplo, acaba obtendo o aumento da venda de determinado produto em promoção e também ganhando automaticamente espaço no mercado e o fabricante, a possibilidade do aumento de vendas em determinada categoria de produtos, incentivando a abertura de novos mercados.

A fidelização do consumidor

Já que um dos maiores objetivos do trade marketing é integrar a venda do produto ou serviço à promoção, a consequência natural desse processo é a aproximação do consumidor com a marca.

Sendo assim, a parceria entre fabricantes e revendedores permite um melhor aproveitamento da promoção de ofertas, visto que inclusive é possível desenvolver ações de co-marketing (em parceria), facilitando desta forma, a aquisição do produto ou serviço e fidelizando a marca junto ao cliente.

Fortalecimento da parceria

Quando a indústria e o revendedor firmam um acordo, ganham as duas partes, além do consumidor, que certamente obterá a melhor oferta.

trade marketing melhora inclusive a troca de informações estratégicas, as quais resultam em um número maior de clientes no PDV, no aumento da rentabilidade e no giro do estoque, o que leva ao fortalecimento da relação entre toda a cadeia de vendas.

E então, que tal contratar um profissional especialista em marketing ou trade marketing para sua empresa?

Invista nisto e ganhe em resultados!

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