A venda de móveis é uma tarefa que requer estar sempre atento às tendências, bem como conhecer seu público consumidor de móveis e seu comportamento, extremamente exigente.
E em uma fase econômica turbulenta no país, o setor moveleiro está com grandes desafios pela frente, como conhecer os hábitos de consumo de seu cliente, seus canais de compra prediletos, além de proporcionar experiências incríveis no ponto-de-venda.
Em estudo consolidado no ano de 2017 pela IEMI, empresa de consultoria que realiza pesquisas para o setor moveleiro, foi constatado que este novo cliente tem o hábito de pesquisar e comprar via internet, onde cerca de 60% dos clientes de móveis e decoração possuem o hábito de fazer estas pesquisas na web antes de efetivar a compra em si.
Foi mapeado inclusive, que o principal fator que influencia na decisão do consumidor ao adquirir móveis e objetos para a casa pela internet, em vez de ir até a loja física, é a comodidade em comprar sem sair de casa. Deste modo, estar com seu e-commerce em dia, além de desenvolver campanhas e estratégias de comunicação e marketing atrativas, aumenta o sucesso em vendas.
E se toda boa campanha publicitária inicia com um planejamento de excelência, estudar o comportamento do consumidor é fundamental para o atingimento de resultados, assim como evitar o desperdício de recursos financeiros.
Para isso, é preciso ter um perfil bem definido da persona ou do público-alvo, recomendação para ofertar produtos de maior interesse para o consumidor, bem como fazer aquisições assertivas para sua loja e controlar o encalhe de mercadorias em estoque.
Motivos para a compra
Sobre as motivações de compra do cliente moveleiro, podemos citar alguns pontos que influenciam nesta decisão, ou seja, o momento de compra de novos itens, tais como uma reforma, mudança de residência, o “redesign” de ambientes, assim como uma decoração diferenciada – todos estas etapas são levadas em consideração pelo mesmo no momento de adquirir novas mercadorias e por consequência, devem ser consideradas ao realizar o planejamento de comunicação e marketing em sua loja.
Outros pontos mapeados no estudo realizado pela IEMI para a compra de móveis, foram os seguintes:
- o preço aparece como o carro-chefe no fator de escolha de um novo móvel (54,7%) entretanto também são analisadas a exposição do produto (36,1%), além da qualidade (28,2%);
- homens prestam mais atenção e se motivam mais a comprar em relação ao atributo qualidade (29,4%);
- a faixa etária entre 25 e 34 anos é super influenciada pelos preços dos móveis no momento da compra (56,7%).
E se ao longo dos anos o comportamento de compra do consumidor mudou, lembre-se que é de suma importância considerar a experiência de compra no ponto-de-venda, observando que esta fase pode ir desde a realização da busca por produtos na web, chegando a haver a retirada de itens na loja física.
Atente-se também em considerar o pós-venda, ponto essencial para o mapeamento de toda a jornada de compra de seu consumidor. Para que você possa vender ainda mais, confira nosso e-book aqui com dicas para aumentar as suas vendas.
2 Comentários
Como dar o primeiro passo p ter uma loja de móveis digital?
Tenho uma loja em Copacabana e meu estoque está muito cheio.
Olá Nina, tudo bem?
Primeiro passo seria você fazer um controle de gestão do seu estoque, e avaliar os prós e contras para começar sua loja virtual. Temos um post no blog com dicas de como não deixar o seu estoque parado http://blogdolojista.com.br/7-dicas-estoque/ espero que lhe ajude.
Abraços 🙂