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7 Dicas para não ficar com estoque parado.

Escrito por Sólidus Smart

Sabemos que o ano não está fácil para a economia brasileira, por isso um ritmo mais lento foi adotado pelos consumidores em geral, fazendo com que os lojistas tenham que trabalhar com um estoque maior que o habitual, resquício do que fica parado nos pontos-de-venda.

E como proceder com mercadorias que ficaram paradas em 2018?

Leia a seguir 7 passos para que o ano de 2019 fique com boa saúde de caixa e não ficar com o estoque parado por muito tempo:
– Faça promoções coerentes.

Aqui estamos em 2019 e a melhor maneira de não ficar com estoque parado é liquidar. Baixe os preços, mas trabalhe com promoções que possam fazer o cliente comprar mais de um item, ou seja, aplique descontos progressivos para uma, duas ou mais peças, todos na mesma proporção comprada pelo consumidor, ou seja, quem compra mais, ganha também o maior desconto.

– Foco na equipe de vendas!

O treinamento continua sendo o grande aliado do lojista. Reforçar o conhecimento sobre determinada linha de produto ou aplicar um treino focado nas técnicas de vendas, será fundamental para aumentar os resultados no início do ano, afinal de contas quem está na ponta e em contato com o cliente é seu vendedor.

– Já pensou em investir nos sites de compra coletiva?

Como uma boa opção para o lojista realizar a divulgação e venda de produtos, este tipo de site oferece amparo inclusive de mídia, possuindo um consultor especialista em seu segmento de mercado e que certamente orientará sua loja para o melhor tipo de promoção a ser feita. Fazer parceria com diversos sites de compras coletivas aumentará também sua exposição de marca e possibilidade de negócios.

– Teste o horário e formato de funcionamento da loja.

Mudar a rotina da rua ou bairro onde está localizada sua loja, além de chamar a atenção, faz com que você possa testar novos formatos para seu negócio. Pense também na experiência de compra do consumidor: oferecer uma água ou um café transmitirá certamente uma sensação de conforto e por consequência seu cliente poderá comprar mais itens em sua loja!

– Melhore seu PDV.

Trabalhar focado no visual merchandising, valorizando seus produtos e melhorando da mesma forma a percepção deles no ponto-de-venda, certamente fará com que as vendas aconteçam de forma mais natural, principalmente pela facilidade do cliente em achar algo que de repente nem lembrava que estava precisando!

– Realize parcerias com seus fornecedores.

Aquela velha história de que duas cabeças pensam melhor que uma, na maioria das vezes faz sentido, não é mesmo? Imagine duas marcas que se unem para realizar determinada promoção! O valor de investimento em uma ou outra campanha poderá ser reduzido pela metade, sem falar do poder de alcance duplicado por meio da comunicação em rede. Use de seus relacionamentos comerciais para obter negociações exclusivas com seus parceiros.

– Crie um clube de vantagens e relacionamento!

Aproveite para fornecer ao cliente mais que descontos. Um de clube de vantagens, com um cartão de fidelidade, incentiva o retorno dele à loja e com isto você acaba fidelizando o mesmo por muito mais tempo, tendo a oportunidade de criar um relacionamento ao longo dos meses.

E se o dia das mães é tido como o mês de grandes vendas no varejo, aproveite para preparar sua loja para este período positivo do ano. Aproveite inclusive para motivar sua equipe de vendas, proporcionando um bônus diferenciado para esta fase de vendas. Desta forma, automaticamente sua loja diluirá o estoque encalhado e você iniciará o ano com uma equipe em ótima sintonia.

Boas vendas.

Texto: Fernanda Delgado


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Sólidus Smart

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