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Análise de crédito: 7 dicas para melhorar as vendas em sua loja

Em março de 2022, segundo a Serasa Experian, o número de inadimplentes no Brasil chegava a mais de 65 milhões de pessoas, o que equivale a 40,74% da população e a mais de 12% deste total, em dívidas no varejo.

Por isso, muito se fala sobre a importância de manter controlada a inadimplência de sua carteira de recebíveis e uma das fórmulas de sucesso quando o assunto é estar com o caixa saudável, é ter uma análise de crédito eficiente.

A análise de crédito foi criada para dar segurança a quem concede crédito, nesse sentido, para auxiliar gestores na verificação de que determinado consumidor será um bom pagador.  

A seguir, vamos elencar algumas das melhores práticas já empregadas por diversas redes de lojas em todo o Brasil.

Procedimentos de análise de crédito bem definidos

Solicitar as referências pessoais, comerciais ou bancárias, deve ser o processo inicial de praxe que seu setor de concessão de crédito fará no momento de avaliar o risco da venda para um cliente. 

Para isso, adotar políticas de crédito adequadas para a sua região e ter um sistema de gestão que facilite estas consultas de forma automatizada, pode ser a base para uma operação de crédito bem delineada.

Calcule o risco de crédito em sua loja

O cuidado com a gestão financeira é a base para o sucesso da sua loja e para isso, é necessário analisar o risco de crédito, contando com a possibilidade de não pagamento por parte do consumidor. 

Desta forma, estar atento aos documentos apresentados na hora da compra, consultar os órgãos de proteção ao crédito, além de implementar uma política de pagamentos, certamente são ações que deixarão o seu fluxo de caixa saudável.

Além disso, ter um histórico do comportamento de compra dos seus clientes, colabora para identificar aqueles que são bons pagadores, para que a partir de então, possam ser desenvolvidas estratégias que beneficiem esse grupo, como a oferta de maiores descontos e parcelamentos com menores taxas de juros, como dois exemplos.

A inadimplência da sua loja sob controle

Para manter o índice de inadimplência baixo, é essencial também contar com uma política de cobrança e ter sob controle todos os recebimentos. No entanto, isso somente ocorrerá a partir de ações preventivas, as quais evitarão possíveis problemas de uma análise de crédito mal executada. 

Para isso ocorrer de forma assertiva, implemente uma gestão de cobrança eficaz e tenha estratégias de relacionamento com o cliente.

Política de crédito adequada

Como citamos inicialmente, ter uma política de crédito ajustada com o perfil do negócio, faz com que esse conjunto de regras colabore diretamente para direcionar a sua empresa na decisão de conceder crédito ou não a um determinado consumidor. 

É de suma importância definir quais os parâmetros serão prioridades para o seu negócio fazer a devida concessão, bem como analisar os limites concedidos de acordo com o nível de risco que sua empresa aceita trabalhar.

Um exemplo, é que atualmente já existem negócios que possuem um time de tecnologia ou um software com uma série de dados de clientes, para que assim seja possível entender os diferentes perfis de consumo e implementar uma política de crédito eficaz.

Atualmente, uma boa opção é contratar uma consultoria com expertise no seu segmento e que seja especializada em políticas de crédito, ajustando as regras de acordo com perfil da sua carteira de clientes.

Ter um bom faturamento é fundamental

Se a concessão de crédito aumenta o risco de inadimplência – o que é prejudicial para a sua loja – reduzir esse percentual é essencial para a manutenção da adimplência em seu negócio.

Segundo o Sebrae, é possível verificar e medir o grau de inadimplência da sua loja de móveis, calculando a probabilidade de não receber pelas vendas realizadas. 

Para isso, “basta somar os valores dos últimos seis meses de todas as vendas realizadas e não recebidas, e dividir o resultado pelo total das vendas realizadas (recebidas ou não), do mesmo período. Multiplique por cem e você terá o índice de inadimplência da sua empresa”.

Neste caso, o cenário ideal é que esse número esteja sempre próximo a zero.

Órgãos de proteção ao crédito

Contar com um ‘bureau’ (birô) e ter todas as informações de crédito reunidas de forma eficaz, tais como os dados de inadimplência ou adimplência, tanto de pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas, é uma estratégia fundamental para quem quer manter o negócio com uma boa saúde financeira.

Empresas como Serasa Experian, detentora do maior banco de dados de consumidores da América Latina, o SPC Brasil, banco de dados gerido por associações comerciais e câmaras de dirigentes lojistas de todo o Brasil e que fazem parte da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, são apenas dois dos mais conhecidos órgãos de proteção ao crédito, contudo, há outras empresas de proteção e que prestam o mesmo tipo de serviço.

Sistema eficaz para  análise de crédito

Para melhorar a sua análise de crédito, o Sólidus Smart colabora para que a sua loja tenha uma série de funcionalidades necessárias na hora de realizar uma avaliação de crédito assertiva, tais como:

  • Geração de boletos de cobrança;
  • Histórico de vendas, pagamentos e atrasos;
  • Análise de títulos que estão em aberto e comprometimento do cliente;
  • Consulta ao SPC Brasil (disponível na versão G3);
  • Integração com o Meu Crediário (disponível na versão G3);
  • Controle de cobranças.

Além disso, o Sólidus Smart possui integração direta com o SPC Brasil. Dessa forma o risco da inadimplência é reduzido, pois o lojista terá um conjunto de informações para a melhor tomada de decisão.

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