Business

Antecipação de Recebíveis: sua loja deve recorrer a este tipo de operação?

Você já precisou utilizar a modalidade “antecipar recebíveis de cartões” em sua loja? Desde um pequeno negócio, até lojas de médio e grande porte, utilizam a antecipação de recebimentos de vendas no cartão, como uma modalidade de capital de giro.

E para que você, gestor lojista, possa continuar utilizando essa funcionalidade, iremos neste artigo, elencar alguns prós e contras em realizar vendas no cartão e antecipar seus recebimentos, além de falar sobre algumas outras opções.

Acompanhe a seguir!

Vamos iniciar com dados sobre Financiamentos às PMEs no Brasil

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae em meados do mês de setembro de 2020, chamada de “Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil”, cerca de 91% dos empresários e lojistas ainda não têm conhecimento sobre todas as opções existentes de linhas de crédito no mercado.

Um exemplo é a Simples de Crédito ou ESC, um novo tipo de negócio que realiza empréstimos e financiamentos para Microempreendedores Individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte, utilizando-se de capital próprio. 

Acesse aqui e confira.

Instituições financeiras digitais

E para colaborar com a manutenção de seus negócios em períodos de crise, outra opção para o lojista é poder contar com a possibilidade de empréstimos digitais, inclusive na mesma pesquisa, somente 12% dos empresários colocam que já solicitaram financiamentos na modalidade digital, ou seja, via site ou aplicativo de seus bancos.

Além desta possibilidade, diversas fintechs oferecem a opção de empréstimo como possibilidade de solução de crédito, de forma simples e sem burocracia. 

Vale a pena conferir, pois geralmente elas são personalizadas e muitas vezes com juros mais baixos que as do seu próprio banco.

Antecipação de Recebíveis

De modo geral, o valor das compras à vista é creditado ao lojista em 30 dias e quando trata-se de uma transação parcelada, a loja recebe a primeira parcela também em 30 dias. Chegamos então à possibilidade de antecipar vendas realizadas no cartão de crédito.

Nesta pesquisa realizada pelo Sebrae, foi levantado, inclusive, que apenas 57% dos lojistas têm conhecimento sobre a possibilidade de empréstimo via maquininha de cartão e somente 2% já solicitaram essa modalidade de crédito.

De modo simples de entender, a antecipação de recebíveis de vendas feitas no cartão, consiste no recebimento do valor de vendas já no dia seguinte às vendas, podendo ser solicitada em um clique ou uma ligação ao banco parceiro ou à operadora de cartão. Lembramos que a antecipação, inclusive, pode ser feita sobre os valores de vendas parceladas ou à vista.

Ponto de Atenção

É preciso observar que a prática de antecipar seus recebimentos não deve ser encarada como um empréstimo.

Deste modo, apesar das taxas serem menores, é bom estar atento no que tange à dependência da antecipação como uma modalidade de capital de giro, certo?

Lembre-se inclusive de cuidar de seu fluxo de caixa, pois não caindo na “tentação” de usar a antecipação de recebíveis como uma prática constante, essa modalidade pode até ser boa para um momento de necessidade na gestão financeira do seu negócio.

E para ajudar seu negócio no acompanhamento de toda a parte financeira, lembre-se de contar com um sistema de gestão, onde você tem acesso a toda a movimentação de títulos dos clientes, ao seu fluxo financeiro de forma completa e segurança nos processos!

Deixe seu comentário