Começamos com aquela história antiga: quem veio primeiro, “o ovo ou a galinha”? E em alguns casos, o que veio primeiro, a necessidade ou a solução? E, assim, historicamente, a humanidade sempre evoluiu e se reinventou em todas as esferas, assim como o varejo sob demanda, que desenvolve-se a passos largos e apoiado pela tecnologia.
E se hoje vivemos em um mundo tecnológico – o que exige mudanças rápidas e sintonia total com o novo – também vivemos em um contexto que supõe pressa, impondo um novo modus operandi, o de pensar no futuro diariamente, especialmente para o varejista que enfrenta um mercado cada vez mais competitivo, com consumidores exigentes, bem informados e com muitas opções e formas de comprar.
São estes os novos consumidores omnichannel, aqueles que utilizam todos os meios disponíveis para fazer suas escolhas e compras, os quais vão desde a loja física, passando – ainda nos tempos atuais – pela propaganda offline e esvaindo-se no mar que é a internet.
E nesse novo cenário, as marcas e redes de varejo que buscam sua estabilidade, precisam com urgência atentar-se para esses novos usuários, dispostos a investir mais em experiências, do que necessariamente em “coisas”, além de estarem muito mais interessados no tipo de varejo que oferece aquelas experiências customizadas.
Mas quais as vantagens e desvantagens dessa nova realidade na qual a tecnologia é premissa para a satisfação e interatividade com o cliente?
Siga conosco e veja alguns pontos interessantes sobre este contexto.
Algumas vantagens do novo varejo aliado à tecnologia
Competitividade – Para manter-se no mercado, estar preparado para fazer frente à concorrência e atender às expectativas dos novos consumidores, apostar no uso da tecnologia é a solução para deixar automaticamente sua loja mais eficiente em praticamente todos os processos, sendo possível escalar setores como logística e marketing, tornando as ações muito rápidas, além de mais baratas.
Outro ponto a ser considerado é que com o uso da tecnologia, é possível extrair dados para melhorar e agilizar a tomada de decisões, afinal, utilizando uma plataforma de CRM, é possível mapear e melhorar a jornada de compra do seu usuário, além descobrir as reais necessidades e desejos de seus consumidores.
Aumento do faturamento – segundo o E-bit, no ano de 2021 o e-commerce seguiu batendo os recordes de vendas a cada semestre.
Os novos consumidores foram responsáveis por aumentar o ticket médio nas compras durante o primeiro semestre de 2021 em 31%, sendo a região Sudeste a que mais contribuiu para o faturamento no Brasil, seguida das regiões Sul e Norte.
Um dos pontos interessantes é que especificamente a categoria de casa e decoração manteve um bom crescimento em relação ao ano anterior, com os novos consumidores comprando cada vez mais online – inclusive pelos dispositivos móveis, o que representa uma grande oportunidade para o varejo em todos os setores.
Acompanhe gráfico a seguir:
Vale ressaltar que para este estudo, a categoria “casa e decoração” está subdividida em: cama armário / guarda-roupa outras utilidades domésticas jogo de panelas jogo de cama casa e decoração sofá / estofado mesa de jantar escrivaninha / mesa para PC cadeira e a categoria “eletrônicos” conta com as subcategorias: TV fone de ouvido / headset eletrônicos som portátil controle remoto suporte para TV / monitor kit de som / alto-falante para automóveis pilha / bateria som automotivo outros acessórios para áudio / vídeo.
Gestão mais eficiente – o acréscimo da tecnologia permite uma visão holística do seu negócio, através de soluções e ferramentas especialmente moldadas para o setor. Um sistema de gestão, por exemplo, é capaz de integrar atendimento, produtos, serviços e ofertas com a ponta de controle financeiro, estoque, vendas, emissão de notas e cupons fiscais.
E como citamos, a partir do uso de um sistema de gestão sua loja aprimora também a gestão de processos financeiros, agilizando desde os procedimentos correlatos ao estoque, passando pelas vendas e descomplicando como um todo as rotinas administrativas do seu negócio.
Fidelização – Seguindo na linha do uso de plataformas de gestão, ter acesso ao controle de vendas possibilita para os lojistas o melhor gerenciamento da sua equipe no front, focando na motivação dos vendedores por meio do monitoramento preciso de comissões, facilitando para o time, inclusive vender e consultar as transações efetivadas de qualquer lugar.
E tendo o seu vendedor maior satisfação, certamente ele irá atender melhor o consumidor lá na ponta, aumentando as chances dele voltar mais vezes à sua loja.
Algumas possíveis desvantagens da inovação tecnológica
Investimento e atualização – manter-se atual e preparado para novos desafios sempre requer mudanças e investimentos, mas na verdade, é uma aposta no futuro, na sobrevivência do negócio. A primeira coisa a se fazer é rever o seu planejamento. Depois, a capacitação de seus colaboradores e a estrutura física do seu e-commerce e PDV.
Tudo terá que estar de acordo com a incorporação da tecnologia e das exigências do novo consumidor. Atenção neste pilares.
Impacto social – a incorporação de novas tecnologias normalmente acaba impactando na redução de pessoas e provocando uma preocupação na geração de empregos. Mas, por outro lado, também cria novas oportunidades para mais pessoas. O desafio é buscar um equilíbrio entre as duas situações.
No geral, a experiência mostra que o mercado é mais favorável para quem visualiza as novas oportunidades e desenvolve o seu talento em diversos modelos de negócios, portanto a inovação tecnológica em geral vem se mostrando positiva.
E que tal contar com um sistema de gestão como o Sólidus Smart para auxiliar a gerenciar a sua equipe de vendas e vender ainda mais?
Aproveite estas novas oportunidades e adeque sua empresa assim que possível!
1 Comentário
Pingback: Veja 5 Tendências para 2022 no Varejo - Blog do Lojista