Economia

5 dicas e 5 ferramentas de tecnologia para o varejo!

Você imagina como será o futuro do varejo? E se dissermos a você que este futuro já existe?

Empresários varejistas de diversos setores estão realizando adequações em seus planos de negócios, buscando integrar o ambiente virtual aos seus endereços físicos, proporcionando desta forma, experiências completamente únicas ao consumidor.

Como toda técnica, este mix de tecnologia é utilizado com algumas finalidades específicas, oportunizando ao consumidor, um ponto de venda com melhorias significativas nos serviços oferecidos, sobretudo contribuindo para promover o reforço de marca no ambiente digital, por meio de uma experiência percebida pelo cliente como única.

E estes são apenas dois exemplos dentre uma gama de possibilidades de aplicação da tecnologia no varejo.

Veja a seguir 5 dicas e 5 ferramentas de tecnologia para o varejo!

Mudança no padrão de atendimento

Com o aumento do comércio eletrônico, as lojas físicas precisam se reinventar, afinal como é crescente o número de consumidores que já chegam ao PDV com informações adquiridas a partir de fontes on-line, atualmente a visita do cliente a sua loja deve ser encarada sob a perspectiva da validação de escolha que ele já fez, antes mesmo de entrar no estabelecimento. Ou seja, este novo consumidor quer uma compra objetiva, preferencialmente com uma experiência marcante dentro da loja.

Fique de olho nas Gerações Y e Z

Estudos apontam que a geração Y ou geração da Internet, dos nascidos após 1980, estão mais propensos a realizarem compras acompanhados de amigos do que a geração anterior.

Por isso existem muitas teorias de que os auto serviços digitais não farão mais tanto sucesso, como fazem atualmente para a geração X.

Serviços que utilizam sistemas eletrônicos de atendimento, como as URAs, ganharão por sua vez interfaces humanas e a interação com o consumidor será através  de múltiplas plataformas.

E por falar em múltiplos canais

A combinação entre o e-commerce e a compra em loja, cria uma experiência de varejo super conectada. Algumas marcas pioneiras já começaram a introduzir as tecnologias digitais em seus pontos de venda, utilizando- se de ferramentas de montagem virtuais.

A Tesco, varejista multinacional britânica, já iniciou testes com algumas das novas tecnologias. Dentre as diversas soluções que a companhia tem experimentado, está um espelho virtual que utiliza a sobreposição de uma imagem digital ao espelho real, que possibilitará ao cliente, ver como a roupa ficará em seu corpo.

Outro exemplo são as vitrines holográficas, onde é possível realizar projeções que poderão atrair os novos consumidores por meio de interações e animação.

Veja neste vídeo da startup americana Perch, um projetor de produto instalado no teto de um PDV: https://www.youtube.com/watch?time_continue=43&v=fJG16mqd9OI

Neuromarketing e Big Data

O digital oferece ao varejo, a possibilidade de captação de opiniões e sentimentos, sendo possível medir as intenções de seu consumidor por meio de adoção de técnicas científicas.

Seja com o neuromarketing, onde com a presença de sensores é possível identificar dados cerebrais e realizar, por exemplo, análise do impacto de uma interação de sua marca com o consumidor, ou ainda pelos estudos de dados proporcionados pelo big data, cada vez mais empresas, como a varejista americana de decoração Fab (fab.com), conhecem seus clientes com o apoio de canais e aparatos tecnológicos, apostando não somente em veículos de comunicação, como sites ou redes sociais, mas em todo um background de inteligência competitiva, por meio do investimento em tecnologia.

Aonde chegaremos?

Soluções tecnológicas emergentes podem colaborar na criação de novas experiências de varejo altamente convergentes.

E se os consumidores se acostumaram com a conveniência das compras on line, estando a cada dia que passa mais conectados e por muitas vezes falando a seu respeito, é necessário estar atento à possibilidade do casamento entre a tecnologia e o varejo.

A equação é simples: com aprimoramento da experiência de compra do cliente em seu ponto de venda, sua loja ganha automaticamente no tempo em que ele permanece no estabelecimento, resultando em um maior volume de compras. Portanto, quanto antes sua empresa começar a experimentar essas novas tendências de relacionamento com o cliente, maiores serão suas oportunidades em obter êxito.

Pesquise, busque informações. Como citamos no início deste artigo, o futuro já começou!

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5 Dicas de Tecnologia para o Varejo

Agora, nós iremos passar a você, 5 dicas de ferramentas que são super bacanas para o varejo!

Seja com a finalidade de relacionamento, conversão em vendas ou ainda anúncios, a adoção de novas tecnologias no cenário pós-pandemia é um fato, afinal mais de 60% dos brasileiros já consomem de forma híbrida e sua loja deve buscar adequação assim que possível.

E se o formato de compra e venda de produtos vem mudando, atente-se às 5 dicas de tecnologia para o varejo abaixo!

E-commerce com bom atendimento

Você sabia que com a mudança de hábitos dos consumidores impulsionada pela pandemia, no ano de 2021 o comércio eletrônico chegou a 1,59 milhão de sites  e que isso representa 6% do varejo brasileiro? Estes são dados recentes levantados em um estudo do PayPal e da BigDataCorp.

E se a maioria dos consumidores vêm buscando praticidade, o lojista não deve pensar duas vezes em melhorar o atendimento no seu e-commerce, implementando ferramentas para manter uma boa relação com eles!

Uma das nossas dicas é o JivoChat, uma central de atendimento ao cliente gratuita e que permite conversas via chat, Facebook Messenger, WhatsApp e Telegram. Além disso, o JivoChat pode ser usado para a comunicação interna, inclusive permitindo que seus visitantes façam contato com sua equipe por qualquer canal de atendimento. 

Logística bem implementada

Em tempos de compra online, a logística passou a ser um fator de competitividade para as empresas que querem prosperar no cenário do comércio eletrônico.

Você sabia que as atividades logísticas podem influenciar nos preços, aumentar os custos financeiros, assim como induzir o sentimento de  satisfação de seu consumidor em relação a sua loja?

Para o sucesso na logística do seu e-commerce, enviar de forma rápida, mas principalmente segura, é um dos maiores desafios dos gestores que estão à frente quando o assunto é entregar.

Uma das ferramentas mais interessantes que mapeamos por aqui é a  Melhor Envio, uma empresa que oferece cotação simultânea em diversas transportadoras, incluindo os Correios.

Além disso, a Melhor Envio não cobra mensalidade e também não exige uma quantidade mínima de despachos por mês, uma solução repleta de inteligência e tecnologia. 

Marketing automatizado

Atuar em diversos canais de comunicação requer organização e principalmente ferramentas que facilitem o dia a dia do pessoal de comunicação e marketing. 

Atualmente, plataformas como Instagram e Facebook já contam com a possibilidade de agendamento de posts, bastando configurar seus canais e produtos dentro dessas novas opções de automação de marketing.

Ferramentas como a mLabs, são capazes de oferecer além do ganho de tempo na criação e agendamento de posts, respostas às mensagens do Inbox e Direct – seja do Facebook, Direct do Instagram e Avaliações do Google, Além do mais, com a mLabs, sua loja pode também pode responder comentários do Feed e interagir com seguidores do Facebook e do Instagram, tudo dentro de um só local.

Design Facilitado

Oferecer aos seus clientes experiências marcantes em sua loja – nos mais diferentes canais – é fundamental. Então, nada melhor que caprichar nas criações publicitárias.

A próxima dica é o Canva, uma plataforma online lançada em 2013 e que tem como principal missão garantir que qualquer pessoa possa criar um design para publicar em qualquer local.

Este editor de imagens é interessante para quem não tem muito  conhecimento em design, pois trabalha com layouts pré-determinados, garantindo ainda a identidade visual da sua loja.

Vale lembrar que o Canva conta com versão gratuita com muitos recursos bacanas 🙂

Análise: a chave do sucesso

Se a sua loja  já conta com um site de e-commerce, é praticamente indispensável o uso do Google Analytics para acompanhar o desempenho de tráfego, usuários, localização do seu público, além de tantas outras informações que a ferramenta apresenta.

O G.A, como é usualmente chamado, apresenta dados sobre os produtos e menus mais acessados em seu site, sendo uma ferramenta para medir e monitorar o desempenho de um site. 

O mais legal é que a plataforma do Analytics é um instrumento gratuito de análise da Google, sendo a ferramenta mais popular entre os profissionais de marketing digital.

Aproveite essas dicas e implemente já estas novas ferramentas que irão fazer sua loja decolar em vendas! 

Lembre-se que quando o assunto é  sistema de gestão, o Sólidus Smart é a nossa dica para gerenciar a sua loja de forma rápida e prática, com total controle financeiro, de estoque, vendas, emissão de notas fiscais e cupom fiscal. Acesse aqui!

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