Atender bem o cliente e fechar um negócio, a princípio, parece ser o processo ideal e completo de qualquer empresa. Mas você já parou para pensar que fazer o cliente retornar a sua loja e realizar novas compras, passa inclusive por um trabalho de construção de marca e relacionamento?
Pequenas empresas devem buscar essa construção, fidelizando seus consumidores para que haja a manutenção do negócio de forma saudável, afinal para ser lembrada, sua loja precisa mais que atender bem, precisa estar bem posicionada dentro do segmento em que atua e desta forma continuar presente na cabeça do prospect no momento de escolha entre você e seu concorrente.
Acompanhe o artigo e veja a seguir 10 estratégias de como fazer sua empresa ser sempre lembrada pelo cliente!
Presenteie
Quem não gosta de ser surpreendido e ganhar algo que foi especialmente pensado, seja para utilização pessoal ou profissional?
Brindes sempre agradam. Pode ser desde uma caderneta ou agenda para anotações, ou até mesmo algo idealizado de acordo com uma data comemorativa.
Para isto, lembre-se sempre de atualizar seu banco de dados quando o cliente realizar uma compra. Armazene informações que possam servir como base para o início de uma abordagem, como sua data do aniversário ou profissão.
Agir localmente, pensar globalmente
Gerar engajamento do consumidor com sua marca, não é uma tarefa apenas para grandes empresas.
Você já observou, quando se trata de um determinado segmento, se sua loja pode concorrer atuando fortemente por bairros ou cidades?
Atualmente, com as ferramentas de publicidade super segmentadas, como por exemplo, as redes sociais, sua empresa pode fazer-se lembrar, não somente pelo que comercializa, sobretudo pela propagação de conteúdo interessante e correlato para alguns nichos específicos.
Buscar a diferenciação por meio da comunicação e marketing digital é uma solução a ser considerada pelo gestor que tem a inovação como alternativa para obter bons resultados e por consequência, a fidelização do cliente.
“O apressado come cru?” Nos negócios não.
Mapear seu consumidor, tendo, por exemplo, alguns de seus dados para interação ou approach, pode não ser o suficiente para solucionar as reais necessidades dele.
Para isto, saber além das etapas que compõem a venda, todos os processos envolvidos durante a trajetória do cliente em seu estabelecimento, colabora inclusive para o desenvolvimento de soluções efetivas, como antecipar um possível problema ou ainda superar as expectativas do consumidor.
Padronização
Mesmo sem uma verba excepcional para realizar pesquisas, é importante definir um padrão de atendimento ao cliente, pois às vezes, ele pode “apenas” não ter gostado da atenção recebida em outro local, e por isso, ter ido a sua loja com esta necessidade específica.
Sabendo onde exatamente é a “dor” de seu cliente, sua loja pode diferenciar-se da concorrência, além de ser lembrada por isto, fazendo do ambiente de negócios, um local acolhedor, próspero para a realização de novas transações.
Preze por sua marca e detalhes
Observar o como sua marca é vista ou lembrada no mercado, é um trabalho que muitas vezes requer ajuda profissional.
É importante saber cuidar da marca como um todo, para não haver erros de interpretação quanto à imagem ou posicionamento pensado para seu negócio.
Atente-se inclusive ao fato de registrá-la junto aos órgãos competentes, pois todo o trabalho desenvolvido com cuidado, pode ir por “água abaixo” se este detalhe não for previamente planejado.
Habitualmente este tipo de demanda, focada na fidelização de clientes, é sempre melhor orientada se bons profissionais, geralmente especialistas em marketing, estão envolvidos.
Mantenha e divulgue uma identidade visual padrão
Todo negócio deve, além de trabalhar e cuidar dos atributos da marca, ter uma identidade visual que traduza o seu “DNA”, afinal, somente desta forma o consumidor conseguirá – além de identificar os atributos da marca – realizar algumas associações ao correlacionar sua empresa com o que espera no momento de eleger um produto ou serviço.
Atuar com um profissional de design para desenvolver a padronização de todos os materiais de comunicação – sejam eles gráficos ou digitais – contribui para gerar valor e conduzir o seu público a identificar e lembrar da sua loja de forma mais fácil, inclusive aumentando a credibilidade do seu negócio como um todo.
Promova encontros de negócio
Principalmente no pós-pandemia, promover encontros colabora para fomentar o network entre diretoria, colaboradores e clientes, o que aumenta a chance de fechamento de novos e bons negócios.
Ao idealizar um evento corporativo, uma grande vantagem é que por meio dele, automaticamente o clima organizacional passa a ser mais agradável, além de haver estudos que comprovam que a sinergia entre os times também melhora.
Incentivar os eventos de forma geral, contribui inclusive para seu negócio ser lembrado como um lugar inspirador e que fomenta novas oportunidades de negócios e relacionamento, aumentando a motivação e por consequência, o engajamento dos colaboradores – atraindo novas possibilidades para a empresa literalmente faturar.
Participe de feiras do segmento
Seguindo a mesma linha de raciocínio da promoção de encontros de negócio, estar presente nas principais feiras do segmento é fundamental para o gestor lojista, pois além de aumentar sua rede de relacionamento, pode-se obter insumos para aprimorar novos projetos, ver lançamentos e desta forma, adotar novas ideias para a empresa. Além disso, a feira é um ambiente propício para realizar mapeamento da concorrência, assim como aprimorar estratégias de marketing e gerar novos negócios, afinal quem está no mesmo local, tende a ter interesses em comum em relação a determinado assunto.
A propaganda continua sendo “a alma do negócio”
Aposte suas fichas em propaganda, seja de forma segmentada, como citamos no início deste artigo – por meio do marketing digital – ou com a boa e velha mídia tradicional.
Sendo assim, não deixe de dar atenção para os canais de massa, como a TV e o rádio, que ainda alavancam grande audiência, elaborando um bom plano de mídia – a fim de controlar a verba, evitar desperdícios e definir quais canais serão usados, sendo fundamental também para que a mensagem chegue ao público no formato certo e momento ideal.
Treine os seus vendedores com frequência
O seu time de vendas é quem está no front com o cliente, então sua loja precisa – além dos conhecidos treinamentos de produto – promover aqueles treinos internos, de técnicas de vendas.
E para que uma venda aconteça de forma mais fluida, o time de marketing pode contribuir e muito com as dicas em um nível mais estratégico!
Além disso, você sabia que os treinamentos aumentam a satisfação dos colaboradores com a empresa, automaticamente colaborando para subir a produtividade e fazer com que o time trabalhe melhor em equipe?
Sem dúvida, no papel de gestor, é fundamental criar esse ambiente estimulante, pois o consumidor lá na ponta, vai sentir e lembrar da sua loja como um lugar bacana de voltar.
Pense nisso e ganhe além de seu novo cliente, o retorno do antigo!
Como você já entendeu a importância da sua empresa ser lembrada pelo cliente, hora de colocar em prática as nossas dicas, não é mesmo? As dicas vão contribuir bastante para a visibilidade da sua empresa. Que tal contar com um sistema de gestão para auxiliar a gerenciar a sua equipe de vendas e vender ainda mais?