Gestão Empresarial

3 dicas de como alinhar marketing, propaganda e vendas!

Muitas pessoas, inclusive empresários com formações em áreas distantes da área de gestão, acabam não entendendo os diferentes conceitos e suas aplicações, no que tange ao marketing, à publicidade, bem como à vendas.

Algumas estruturas empresariais possuem por exemplo, um gerente comercial, que pode ser classificado também como gerente de vendas, um gestor para a área de marketing e uma agência de publicidade. E você, sabe diferenciar onde começa e onde termina o trabalho de cada um destes profissionais?

Veja a seguir, 3 particularidades entre os profissionais de vendas, marketing e publicidade!

O publicitário ou a agência de publicidade

São os responsáveis por dar vida ou ainda, por traduzir, as estratégias do marketing.

Muitas agências atuam com uma série de profissionais, os quais se especializaram em uma determinada área da comunicação.

Temos nesta estrutura diretores de arte, incumbidos de transformar uma ideia em algo visualmente atrativo e os redatores publicitários, que atuam em dupla com os diretores de arte, fazendo com que os anúncios tenham uma chamada que convença o leitor ou espectador a visualizá-lo por completo.

Dentro da estrutura de uma agência de publicidade, temos também o planejador de mídia e o produtor, o primeiro focado em distribuir a verba de marketing dentro dos canais de comunicação com frequência adequada e público correto, e o segundo, responsável por dar vida, junto à fornecedores gráficos, á papelaria, outdoors e toda gama de materiais impressos.

Algumas estruturas podem ter mais profissionais ainda agregados, como uma área de eventos ou de mídia digital, assim como se sua empresa for pequena e você tiver embasamento em marketing para atuar nesta frente, você pode trabalhar com uma agência com uma estrutura pequena e ir terceirizando outros trabalhos de acordo com a demanda.

O “marketeiro” ou o departamento de marketing

Muitas empresas, na medida em que crescem, precisam de um profissional para atuar coordenando os trabalhos e estratégias junto ao departamento comercial e à agência de publicidade.

Este colaborador geralmente possui formação em publicidade ou em administração de marketing e possui aptidões voltadas para a gestão empresarial, sendo o intermediário entre a empresa e a agência de publicidade.

A responsabilidade do profissional de marketing é alinhar as estratégias comerciais, demandando à agência de publicidade os trabalhos internos de forma sincrônica, para que exista uma coordenação de esforços em um mesmo objetivo, definidos previamente em um planejamento de marketing.

Sendo o marketing o encarregado de ter um plano sistemático e também o controle do mix de atividades de negócio, é necessário sempre definir um valor para este profissional ou departamento trabalhar, onde geralmente o percentual do investimento, tende a variar de acordo com o segmento da empresa.

Empresas que dependam de ações de marketing para gerar vendas, chegam a investir 10% de seu faturamento ou mais. No entanto, se seu negócio trabalhar com produtos de primeira necessidade, investir de 3% a 5% do faturamento já é um bom patamar.

O vendedor ou o departamento de vendas

E como citamos em nosso artigo recentemente, “3 dicas: como medir o desempenho de vendas da equipe?”, existem diversas formas de avaliar se sua empresa está desempenhando bem no quesito fechamento de negócios, mensurando junto a uma série de indicadores numéricos, inclusive o talento do vendedor.

Estar a par das mais modernas técnicas de vendas, assim como das etapas da jornada de compras, são diferenciais no momento de realizar negócio com um cliente.

Nesta fase, passa a ser imprescindível que sua empresa possua um sistema de gestão e que estes números sirvam de base para os setores comercial e de marketing, alinharem estratégias.

Afinal, de nada adianta ter um gestor da área de vendas que não treine a equipe e não tenha relatórios atualizados, como índices de conversão, ticket médio ou ainda percentual de faturamento por linha e produtos.

Atuando de forma coordenada entre estes pilares da área comercial e tendo alinhados os departamentos de venda, marketing e propaganda, seu negócio não terá outro resultado, a não ser um ótimo desempenho!

 

 

 

 

Deixe seu comentário