Gestão Empresarial

Software: 12 dúvidas na hora adquirir ou trocar

O investimento em tecnologia no varejo, será crucial para o setor nos próximos anos, afinal reduz custos e aumenta a competitividade de mercado, além de permitir maior organização, já que o uso de sistemas elimina grande parte do fluxo de papéis na empresa.
Veja abaixo, as 12 principais dúvidas que surgem na hora de trocar ou adquirir um software de gestão:

1) Por que devo investir em um sistema de gestão para minha loja?
Diante das funcionalidades e recursos que um sistema de gestão possui, seu time poderá realizar as tarefas em menos tempo e consequentemente aumentar resultados. Hoje, muitas ferramentas para gestão contribuem para o mapeamento de processos, permitindo maior agilidade nos projetos, melhorando resultados em um curto prazo.

2) Como saber qual o melhor software para minha empresa?
Envolver principalmente os gestores de cada área, bem como ter uma consultoria ou apoio técnico de especialistas, serão fatores decisivos para a aquisição ou troca de seu sistema de gestão, afinal aproveitar o conhecimento de cada colaborador nesta etapa, é necessário para avaliar se determinada funcionalidade está de acordo com os setores correlatos de sua loja.

3) No que um software de gestão pode ajudar minha empresa?
Por meio de um sistema, você pode ter integração entre todas as áreas de seu negócio, acesso aos relatórios em tempo real e o principal, a integridade de dados, que estarão salvos e à disposição a qualquer momento. Esta combinação certamente contribuirá para a redução de despesas operacionais a curto, médio e longo prazo.

4) Vou precisar investir em novos equipamentos para ter acesso a um software?
Com o advento da internet, não é necessário aplicar seus investimentos na aquisição de equipamentos, pois ao utilizar sistemas de gestão on-line, você pode acessar de qualquer computador ou telefone todo seu banco de dados.

5) Para o gestor lojista, no que um software pode contribuir na administração de um negócio?
As decisões frente ao negócio tornam-se muito mais assertivas por meio dos dados e relatórios gerenciais, que permitem ao administrador maior agilidade, até mesmo fora do seu local de trabalho, permitindo a análise 360 graus de todos os departamentos da empresa e até mesmo a realização de vendas assistidas, garantindo agilidade nas oportunidades que surgem a todo instante.

6) Como posso confiar na segurança dos dados com um sistema de gestão?
Por meio de um sistema você pode permitir à quais dados cada usuário terá acesso, pois as permissões restringem determinado conteúdo de acordo com a responsabilidade de cada colaborador. Você ainda poderá configurar o backup de dados, para situações onde possam ocorrer falhas de algum equipamento.

7) Que tipos de funcionalidades um software de gestão para varejo pode oferecer?
Ter acesso às informações sobre estoque, vendas, mix de produtos, filiais, clientes e rotinas administrativas e financeiras, são algumas das funções que um bom software de gestão oferece para a melhoria de seu negócio.

8) Que tipo de controle financeiro um software para gestão de loja deve ter?
O controle financeiro ideal, que acompanha toda movimentação de títulos dos clientes, assim como o fluxo financeiro, proporciona solidez e segurança nos processos e deve estar presente em um bom sistema de gestão, orientando o planejamento estratégico do negócio.

9) Como saber se meu software funciona apenas como um banco de dados ou se possui inteligência para auxiliar na gestão?
Um bom software de gestão prevê riscos e avisa sobre oportunidades, sendo capaz de notificar os gestores a tempo para a melhor tomada de decisão, tendo à disposição os indicadores ideais para análises confiáveis.

10) Como funciona o suporte para dúvidas referente ao sistema?
Um software de gestão completo oferece suporte técnico de qualidade e individualizado, fazendo com que o usuário sinta-se amparado em caso de dúvidas acerca das funcionalidades e usabilidade do sistema.

11) Como gerenciar estoque com um software?
A falta de gerenciamento de estoque é um problema comum que pode ameaçar a sobrevivência de muitos negócios no varejo. Ter todas as movimentações vinculadas aos documentos de entrada e saída, é característica fundamental de um software de gestão para garantir a confiabilidade de processos junto às suas mercadorias.

12) Que benefícios financeiros um sistema de gestão pode trazer a médio e longo prazo?
Ao adotar um software para auxiliar na gestão de seu negócio, certamente os investimentos em suporte, os quais muitas vezes só seriam possíveis com altos valores, acabam ficando restritos, visto que muitas das atualizações serão feitas e disponibilizadas pela própria plataforma, evitando que a tecnologia fique obsoleta. Isto reduzirá também seus custos com manutenção e infraestrutura.

Deixe seu comentário