Um colaborador que trabalha 7 dias por semana, durante 24 horas por dia e não precisa de férias. Esta é a nova realidade que pode ser alcançada por meio da programação de inteligência artificial para o atendimento em alguns canais de comunicação de sua loja.
Muitas destas aplicações se utilizam de A.I (ou I.A no inglês) e já estão à disposição do empresário que está preocupado em antecipar algumas tendências relativas à experiência do usuário e que está também de olho em otimizar recursos financeiros e humanos.
Nos dias atuais, cada vez mais o usuário busca agilidade em ter retornos por parte de lojas e marcas e é de suma importância que você, lojista, esteja de olho na implementação – caso ainda não tenha iniciado -, ou na melhoria do atendimento ao consumidor via inteligência artificial.
E quando falamos em I.A, muitas vezes este universo pode parecer um tanto quanto distante, contudo, atualmente, já existem milhares de tutoriais para que você mesmo saiba como configurar o chatbot do Facebook, por exemplo, e dar retornos aos clientes nesta escala de 24/7, enquanto o atendimento humanizado e especializado não está à disposição.
Inteligência Artificial para atendimento mais rápido
Sendo muito mais rápido, o atendimento automatizado com o uso de inteligência artificial, também conta com a vantagem da coleta de dados dos consumidores, para que futuramente o lojista possa implementar campanhas de marketing segmentadas, descobrir os dias de maior movimento na loja, assim como mensurar estoque. E estas são apenas três das tantas vantagens em aplicar o atendimento programado.
Tendências de compra do consumidor
Com o uso de inteligência artificial, inclusive é possível mapear tendências de compra por consumidor, frequência de retorno (ou recompra), identificar padrões de comportamento em geral, assim como indicar o que sua loja, por exemplo, não tem e deveria ter.
E se a inteligência artificial, até anos atrás, parecia algo saído de filme, hoje já é possível ter o entendimento acerca dela, baseado em explicações simples, podendo ser definida como as aplicações que são capazes de imitar (de forma limitada, é claro) as redes neurais humanas, como exemplo, copiando a linguagem de um ser humano.
Mas um dos pontos que assustam muitas pessoas é a possível substituição de funcionários humanos por máquinas. Neste momento, cabe lembrar que na medida em que funções e cargos desaparecem, outros tantos novos são criados, movimentando o mercado de trabalho e contribuindo no fomento de novas oportunidades.
Visando além de melhorar o atendimento, os dados encontrados e armazenados servem inclusive para nortear decisões em nível gerencial, principalmente apoiando novas estratégias de atuação da empresa, bem como proporcionando sustentabilidade do negócio por longos anos.
E se os ganhos são consideráveis para melhorar e agilizar o atendimento ao cliente, garantir que estas ferramentas sejam implementadas o quão antes, é sinônimo de garantir também o sucesso no relacionamento com seu consumidor.
Para isto, você pode contar com a expertise do departamento de marketing e vendas, onde diversas iniciativas voltadas à tecnologia são avaliadas e testadas nos mais diversos segmentos.
Comece já a considerar a possibilidade de utilizar inteligência artificial nos mais diversos departamentos de sua loja e minimize as possibilidades de erro, contribuindo para que seus colaboradores possam inclusive, usar o capital intelectual para atividades voltadas para a inovação e boas vendas!