Gestão Empresarial

Computação nas nuvens: conheça 5 vantagens!

O termo “cloud computing” ou “computação em nuvem” vem sendo muito abordado por gestores lojistas que buscam segurança e agilidade em seus negócios.

Uma amostra conhecida deste tipo de solução são as caixas de email on line, todas em nuvem!

Por meio de um sistema hospedado nas nuvens, por exemplo, em vez da instalação do programa em cada computador de sua empresa, você pode acessá-lo por meio de um servidor cloud e com isso economizar espaço dentro do seu servidor interno.

Esta é apenas uma das tantas facilidades quando um você opta por um software em nuvem. Conheça outras 5 vantagens em utilizar a cloud computing!

Seu negócio sem fronteiras

Por meio de um software gerencial nas nuvens, sua loja ganhará qualidade em diversos processos, onde, por exemplo, o fácil acesso às informações por parte da gestão, pode flexibilizar da mesma forma a obtenção de dados essenciais para determinado projeto por todos os envolvidos, inclusive de forma simultânea, fazendo com que seus colaboradores tenham a oportunidade de debater, além de obter referências acerca da empresa em qualquer lugar do mundo, a todo instante, necessitando apenas uma conexão com a internet.

Backup seguro

Se soluções em sistemas são pensadas para sanar problemas recorrentes, no caso da cloud computing uma super vantagem é não depender das máquinas de sua loja para o armazenamento de dados, evitando, em caso de problemas de hardware, riscos desnecessários de perder informações essenciais para seu negócio, pois o backup em nuvem é automático.

Apesar de ainda existir uma sensação de receio quanto à nuvem, saiba que a maioria dos softwares possui mecanismos para criptografia, aumentando ainda mais a segurança no que diz respeito às informações armazenadas.

Clareza na comunicação e processos internos

Muitos funcionários estão certamente satisfeitos em atuar em sua loja. No entanto, uma grande maioria reclama de seus companheiros ou interfaces de atividades, ou seja: na hora de conseguir uma informação fundamental, os colaboradores podem protelar o desenvolvimento de tarefas por precisar solicitar a outro setor algum dado para o projeto em questão.

Com um software em nuvem é possível fazer com que sua equipe trabalhe de forma colaborativa, de modo que todos os documentos e relatórios fiquem centralizados e principalmente, disponíveis para os envolvidos na demanda, tudo isto de forma horizontal e sem a necessidade da burocratização de processos.

Um bom exemplo disto é a ferramenta Google Docs.

Reduzir custos em tempos de crise?

Há pouco tempo, era necessária a contratação de um grupo específico de colaboradores para o desenvolvimento de softwares de gestão, com projetos robustos e custos um tanto quanto elevados para empresas de pequeno ou médio porte.

Uma das principais vantagens de softwares em nuvem é que sua loja só pagará pelo que utilizar, tendo a possibilidade de usar alguns sistemas por módulos e assim, ativar somente aqueles que realmente interessam, dependendo da fase de seu negócio.

Além disto, não é necessária, por exemplo, a compra de servidores para a instalação do software, visto que a empresa desenvolvedora dispõe do knowhow neste e em outros pontos do desenvolvimento do projeto para optar pelas melhores soluções.

Se sua loja ainda não implantou esta solução de gerenciamento, é bom atentar-se, pois segundo um estudo da Microsoft, realizado em 2015, 33% das pequenas e médias empresas no Brasil já são usuárias da computação em nuvem e mais de 40% afirmaram que utilizarão a cloud computing nos próximos anos.

Aproveite esta oportunidade e utilize da tecnologia para aprimorar sua gestão!

 

 

Deixe seu comentário