Planejamento! Essa é a palavra chave para definir o orçamento de marketing para sua loja.
Quanto mais assertivo ele for, maiores as chances de você lidar com valores próximos à realidade e não com estimativas que acabarão frustrando suas projeções.
Com um bom planejamento na mão fica mais fácil definir quando, como, onde e quanto investir. Veja como chegar ao objetivo do tema com as dicas abaixo!
Estabelecendo o Plano de Marketing
- Reveja os planos anteriores
Analise os resultados de seus últimos planos de marketing e faça as correções de rota necessárias. Melhore as ações que merecem ser reeditadas e reavalie a manutenção de outras; - Ouça seus departamentos
O relato dos departamentos é o melhor retrato do dia a dia da sua empresa. Ouça todo mundo. O impulso que a sua loja irá tomar vai depender da soma de cada uma de suas engrenagens; - Planeje com antecedência
Planeje o ano seguinte, no máximo, até novembro de cada ano e verifique se haverá eventos extras ao calendário promocional (neste ano, por exemplo, temos a Copa do Mundo e eleições para presidente); - Considere o cenário econômico
Para onde vai a economia? Neste ano, apesar de existir demanda de consumo de produtos ou serviços gerados pela Copa do Mundo, a tomada de decisão para muitos negócios vai depender do resultado das urnas. Aproveite para faturar antes de outubro de 2018 ou alinhe alguma estratégia em paralelo a estes dois eventos.
Definindo o orçamento de marketing
De posse do plano, o “quando” aplicar o investimento em marketing está no cronograma de ações, afinal, precisa haver uma sincronia entre as inserções e ações de marketing em todos os canais de comunicação.
O “quanto” investir, dependerá do valor de investimento em cada canal por mês.
Como investir?
Já que sua loja irá empreender uma série de ações de marketing, defina se estas ações serão com profissionais de uma agência de propaganda, com freelancers terceirizados ou se sua estrutura contará com designer, redator e especialistas em marketing digital internamente.
Nesta tomada de decisão será preciso considerar a aquisição de novos softwares, no caso de uma house agency, por exemplo.
E com o acréscimo de profissionais?
A mídia digital é praticamente obrigatória num plano de marketing de varejo, não esqueça deste especialista super importante.
Onde investir?
Você pode optar pelo conhecido material impresso
Folder, flyer e materiais para PDV são clássicos e dificilmente irão desaparecer, em especial, na loja física. Para quem tem mais de uma loja é um dos investimentos a ser considerado;
Na produção de vídeos
O vídeo é sempre uma peça “vendedora”. Se vier acompanhado de criatividade e uma boa produção o retorno é imediato. E pode ser veiculado na TV aberta, fechada, nas redes sociais e até no PDV, fundamental inclusive para performance em canais digitais.
Na realização de eventos
Esta é uma área que funciona muito bem para atrair e fidelizar clientes. Quando bem pensados e produzidos são um ótimo recurso para gerar negócios e não podem ficar de fora do seu plano. É uma área em que os custos variam muito e, em razão disto, requer pesquisa.
Estruture seu plano de marketing assim que possível. Você pode fazê-lo inclusive de forma semestral, por campanhas, dentre tantas outras.
Lembre-se que ter o apoio de um sistema de gestão é imprescindível para que sua loja tenha dados que se transformarão em informações relevantes para seu negócio. Para isto, conte conosco!
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