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Clientes recorrentes: 5 razões para mantê-los engajados

Você sabia que uma das melhores formas de manter o seu faturamento equilibrado, é cultivando a relação que a sua loja já tem com os clientes recorrentes?

Entretanto, muitos gestores, de forma equivocada, acabam focando apenas em angariar novos consumidores e isso se dá – principalmente – pela forma de comunicar produtos e serviços, geralmente com aquele velho discurso de “compre aqui” e também pelo hábito de gerir os negócios sem planejar.

Contudo, é fundamental para quem está à frente de uma empresa, dar a devida atenção aos clientes que já estão na base, seja por meio de estratégias e ações voltadas para o marketing de relacionamento, ou ainda com ações planejadas para angariar novos formatos de recebimentos, afinal, os clientes recorrentes literalmente tem menor custo de aquisição.

A importância da retenção 

O seu negócio precisa aumentar o faturamento e a conta não fecha? 

Uma das formas mais inteligentes de adquirir clientes, é trabalhando a retenção daqueles consumidores que já fizeram alguma compra em sua loja.

Em estudo recente da CFO Research – consultoria que fornece insights sobre como a inovação e a tecnologia estão modificando indústrias e transformando negócios – foi comprovado que atuar com o modelo de vendas recorrentes traz para as empresas em média 40% da receita, ou seja, quase a metade da receita total de um negócio!

Foco na recorrência

Existem várias formas de trabalhar a recorrência como solução para estabelecimentos de todos os setores, e muitas delas, passam também pela facilidade na forma de comprar e pagar pelos produtos ou serviços adquiridos.

Uma das práticas mais utilizadas atualmente, é o modelo das assinaturas com renovação automática, principalmente mediante ao uso de cartões de crédito para fazer a cobrança mensal pelo uso do produto ou serviço. 

Contratos predeterminados, bem como upgrades agendados previamente, são também ótimas soluções para manter o fluxo de caixa constante, assim como ter uma melhor previsão de custos e faturamento mensal do negócio.

A fidelização como solução

Dentro da estrutura de um e-commerce, por exemplo, o percentual investido em comunicação e marketing é distribuído, em média, em 80% da verba para a prospecção de novos clientes e somente 20% para a retenção e fidelização.

No entanto, existem estudos que comprovam, de forma semelhante aos negócios em geral que citamos mais acima, que 41% da receita de uma loja online é trazida por apenas 8% dos consumidores recorrentes, ou seja, investir em marketing de relacionamento e na fidelização da sua base de clientes, é uma super estratégia de negócio, seja ele físico ou virtual.

Perfil ideal de cliente (ICP – Ideal Customer Profile)

Acompanhar os indicadores de comportamento dos perfis que compram em seu negócio, para dessa forma, conseguir traçar qual é o modelo ideal de cliente e direcionar estratégias de marketing e vendas para ele, é fundamental para entender de que modo implementar as primeiras ações voltadas a retenção e fidelização.

Análise de resultados 

Para isso, analisar o ticket médio de compra de cada cliente, os índices de abandono e desistência (churn rate), o valor médio que cada cliente investiu durante o seu ciclo de vida (LTV – lifetime value) ou ainda os dados de alguma campanha de marketing em específico, são tarefas que também devem ser recorrentes por parte dos gestores, afinal, para incrementar resultados, é necessário atuar com dados, para somente assim investir em estratégias de retenção e fidelização! Portanto, atenção.

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