Engajar colaboradores nas ações que a empresa promove, além das atividades para o qual foi contratado no dia a dia, é um super desafio e ao mesmo tempo, uma oportunidade de promover também maior bem-estar e reduzir o turnover.
Desta forma, estar satisfeito com o local onde se passa em torno de 9 a 10 horas por dia, pode tornar times muito mais comprometidos e com isso, a produção do negócio como um todo tende a ser melhorada!
Você sabia que existe um índice que mede a popularidade das empresas entre os colaboradores e que é denominado de employer branding?
Saiba mais a seguir sobre este conceito, assim como suas vantagens e aplicações!
O poder do employer branding do seu negócio
Employer branding significa nada mais do que tudo aquilo que pode vir a interferir na reputação da empresa no seu papel de empregadora.
Ele é composto por todos os atributos do negócio, os quais vão desde o ambiente de trabalho, benefícios, plano de carreira, bem como a forma que os funcionários comunicam sobre a empresa ao mercado, informando se é um lugar bacana ou não para se trabalhar.
No momento de realizar o recrutamento e finalmente a contratação de novos colaboradores, o employer branding pode auxiliar para adquirir grandes talentos de mercado e contribuir para reduzir a rotatividade entre os colaboradores.
De modo a reter e atrair os melhores profissionais para o negócio, o employer branding visa o desenvolvimento, mas principalmente a manutenção de uma imagem positiva da marca para todos os stakeholders.
A importância do employer branding
Você já parou para perceber que algumas pessoas têm literalmente orgulho de vestir a camiseta de uma empresa?
O employer branding está intrinsecamente ligado a essa questão, afinal, se o seu negócio não for bem “falado” pelos atuais funcionários – assim como por aqueles que já saíram – é muito provável que ele também não tenha bons resultados com os consumidores finais.
Por isso, manter os profissionais que trabalham para sua loja engajados por meio do employer branding, é fundamental, sobretudo em períodos mais instáveis, em que se espera aquele “fôlego” a mais da equipe.
Desafio do employer branding
O employer branding é um desafio que deve ser sanado com o desenvolvimento de ações que fortaleçam as estratégias de endomarketing. Como um exemplo, podemos citar o direcionamento e a implementação da cultura organizacional do negócio, o que vem corroborar para a criação e vivência em um bom clima organizacional, principalmente, para a retenção dos bons profissionais.
Sendo assim, é essencial que sua empresa estabeleça a missão, visão e valores que atuem em prol da diferenciação do seu negócio frente à concorrência.
Vantagens do employer branding
Atrair e reter bons talentos do mercado, ter candidatos querendo trabalhar para sua empresa, reduzir turnover, contar com um ambiente de trabalho mais harmonioso, além de ser bem visto por toda a cadeia de valor, são apenas algumas das principais vantagens em aplicar o employer branding. Lembre-se que sua empresa é resultado dos seus colaboradores e como citamos anteriormente, a probabilidade de fazer novos negócios, mantendo os que já existem, faz parte deste investimento no seu time.
Sem dúvida vale investir no employer branding para aproximar, mas principalmente entender que os seus colaboradores são recursos fundamentais para o seu negócio prosperar.
Diante disso, busque conhecer cada um do seu time, suas motivações e o que faz determinado funcionário seguir sua jornada junto a sua empresa.
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