Gestão Empresarial

6 Atitudes Essenciais para Motivar Colaboradores

Dentro das técnicas de recursos humanos, quem faz a gestão de um time, deve ter desde a contratação o cuidado em reconhecer características fundamentais do futuro colaborador, a fim de conservar o bom relacionamento junto à clientela, bem como alavancar negócios.

Para preservar o grupo focado em metas é importante seguir alguns passos fundamentais e ficar atento aos primeiros sinais de um possível funcionário desmotivado, alinhando objetivos pessoais aos de sua loja.

Veja a seguir, 6 dicas essenciais de como manter um colaborador motivado, mesmo diante de situações adversas:

 

Pratique o feedback

Fazer com que o funcionário saiba como está seu desempenho em dois aspectos fundamentais, como técnica e comportamento, pode ser um bom início para estabelecer contato com seu colaborador.

Realizar avaliações periódicas, colocando tanto elogios, quanto críticas construtivas em pauta, além de criar um cenário positivo para o desenvolvimento e melhoria de suas atitudes, poderá corroborar também para a criação e adoção de algum tipo de avaliação de cargos e salários, certamente um ótimo instrumento na estratégia motivacional, principalmente se atrelado à recompensa financeira.

 

Integre o time

Ter diversas personalidades em uma equipe faz com que seja necessário um modus operandi no sentido de criar práticas adequadas para que exista um ambiente saudável para as relações.

Fazer com que cada participante do grupo entenda a responsabilidade individual dentro dos processos estabelecidos, colabora diretamente para que o gestor tenha um dia a dia tranquilo junto à equipe, visto que o bom relacionamento interpessoal gera um sentimento de confiança mútua e por consequência, um sentimento de satisfação maior ao trabalhar em grupo.

 

Não pressione

Se você contratou um funcionário que só “funciona” na base da pressão, você fez uma má escolha. A máxima de que é melhor frear alguém, a ter que empurrar, fará com que o tempo despendido em treinamentos motivacionais seja muito menor.

Com o auxílio de uma psicóloga ou profissional de RH, questione no momento da contratação, algumas situações hipotéticas, elencando possíveis acontecimentos em sua loja e determinadas alternativas para as soluções. Verifique desta forma, o estilo de personalidade que mais se aproxima para o cargo em questão, para então ter um colaborador o mais preparado possível para a função.

 

Aperfeiçoe o time

Sempre que possível, promova o aperfeiçoamento da equipe através de cursos e palestras.

Em se tratando de um upgrade, que a princípio é para o grupo, o próprio colaborador acaba ganhando, inclusive neste momento, o gestor pode aproveitar a oportunidade de manter o grupo unido.

Afora a melhoria do desempenho do time, sua loja também passa a ser percebida no mercado como um lugar de obtenção de experiência, currículo e diferenciais.

E, se toda a equipe levar em conta estes itens na hora de trabalhar em sua empresa, este será mais um ponto em comum para a motivação do time, além de também funcionar como estratégia de marketing para seu negócio.

Lembre-se que incentivar seu time a estudar, apoiando o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários, é uma ótima alternativa para manter sua equipe, além de focada, alinhada ao propósito de seu negócio.

 

Promova a informalidade

Um time motivado é, também, um time unido em torno do bem comum.

Uma boa forma de provocar isto é promover encontros informais de tempos em tempos. Por exemplo: comemorar o aniversário da loja com uma festa.

Se a estrutura permitir que seja no próprio local de trabalho, tudo bem. Caso contrário, não tem problema, o que vale é contar com o grupo reunido e focar na sua motivação, mesmo na informalidade.

As reuniões informais costumam ser uma ótima oportunidade para reforçar o espírito de equipe e, naturalmente, manter a motivação de cada um de seus membros.

A festa de final de ano é outra boa chance de conhecer melhor seu time e integrar seus membros. A comemoração de algum resultado importante da loja é mais uma. Verdade é que motivos e ocasiões nunca irão faltar! Busque-os!

 

Relembre

Promova reuniões com o grupo para recordar valores, princípios e metas do negócio e, assim, reforçar o conceito de união e motivação para o cumprimento dos mesmos. Estas reuniões podem, por exemplo, ser semanais, à primeira hora da segunda-feira, antes da abertura da loja, numa mobilização válida para toda a semana.

Saiba enxergar seus colaboradores sobretudo como seres humanos, preservando uma postura formal, no entanto aberta à participação, agindo como um guia para levá-los ao sucesso, pois desta forma, indubitavelmente seu estabelecimento sairá vitorioso, inclusive nos resultados!

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