Com a chegada da internet muitos processos foram facilitados na prática da gestão empresarial, melhorando a comunicação entre departamentos, bem como a integração entre matriz e filial.
Um dos principais desafios do lojista é fazer com que haja a melhoria na consistência dos dados e informações existentes em cada operação, fazendo com que a organização como um todo, esteja alinhada para o crescimento de forma saudável e por consequência, sustentável.
A integração das rotinas das filiais aos processos adotados pela matriz colabora inclusive para a melhoria da percepção de qualidade do estabelecimento comercial, assim como acaba transmitindo ao consumidor maior credibilidade da marca.
Veja então 3 dicas quentes do como melhorar a integração entre a matriz e filial de sua loja!
Foque inicialmente no POP
Você já deve ter ouvido falar em POP, abreviação utilizada para processo operacional padrão. A implantação dele em sua loja deve ser considerada inicialmente para a organização das rotinas, um instrumento simples, com informações acerca de cada tarefa a ser executada e que é de suma importância para a padronização de atividades.
Servindo de base no mapeamento de como determinada tarefa é executada. Sem esta organização base, o alinhamento entre matriz e filial torna-se praticamente impossível.
Atenção com o sistema utilizado
Trabalhar com um software especializado na gestão de lojas, colabora certamente para a obtenção de melhores resultados em sua empresa, pois por meio da unificação das informações entre a matriz e a filial. Devido o controle sistemático de demandas, você terá também melhoria consequente na gestão, ganhando inclusive mais agilidade para a tomada de decisões.
No entanto, é importante focar na alimentação correta do sistema, pois de nada adianta ter os números e dados se eles não são confiáveis. Com os dados necessários e indicadores bem calibrados, a gestão de sua loja estará alinhada a um processo de tecnologia da informação eficiente.
Quem não se comunica…
Manter o diálogo, e principalmente estabelecer canais adequados de comunicação, é uma ação fundamental no processo de melhoria da relação entre matriz e filiais.
Um sistema de comunicação interna, possibilita a troca da informação entre setores, ponto-chave a ser observado para que o processo de integração entre matriz e filial tenha a efetividade necessária.
Ações de marketing para o público externo, também contribuem neste processo, valorizando a marca e auxiliando a divulgação dos valores de sua empresa por meio das práticas de cada colaborador.
Na hora de pensar em abrir sua primeira filial, planeje com antecedência o projeto de expansão de sua loja. Lembre-se: a sistemática deve girar em torno de dois pilares principais, da manutenção da identidade da empresa e do padrão de qualidade já conquistado na matriz. Ambos processos facilitados pela implantação de um sistema de gestão como o Sólidus Smart, acesse aqui e saiba mais.