Gestão Empresarial

6 Dicas para conhecer bem seu cliente!

“Entender e conhecer o cliente é a chave do sucesso de qualquer negócio”. Posto assim parece simples, só que o grande desafio está na execução desta tarefa, afinal, esta iniciativa requer a mobilização de toda a empresa e a provisão de recursos adequados.

É preciso motivar e treinar a equipe de vendas e deixar claro que, tão importante quanto conhecer o perfil de compra do cliente, é preciso saber do comportamento dessa compra. Ter a certeza de sua sazonalidade e principalmente a forma como ela se dá, é fundamental para o atingimento dos resultados.

Confira 6 dicas a seguir, as quais certamente facilitarão a tarefa de reconhecimento e mapeamento de seu cliente!

O QUE TROUXE O CLIENTE ATÉ SUA LOJA?

Como veio e que pontos foram decisivos para virar cliente?

Com essas respostas será possível entender as vantagens e desvantagens na hora da fidelização, bem como corrigir e adequar as estratégias com vistas às expectativas do mercado.

QUAL O SEU TEMPO DE FIDELIZAÇÃO?

Analise o tempo de relacionamento do cliente com a marca ou empresa. Isso irá facilitar as ações que objetivam um ciclo mais duradouro, a fim de manter e melhorar a relação mútua.

QUAL A SUA PERCEPÇÃO SOBRE A CONCORRÊNCIA?

Procure saber o que o cliente acha da sua marca em relação à concorrência e como ele as conceitua nesse contexto. Este é o melhor caminho para descobrir seu valor agregado e saber como melhorá-lo, afinal, o cliente é sua melhor fonte de informação.

Para isto, invista na automação de sua empresa por meio de um sistema de gestão, além de um CRM.

AUMENTE SUA PRESENÇA NAS REDES SOCIAIS

Estar presente nas redes sociais com uma página corporativa é tão eficaz quanto monitorar o que está sendo publicado e compartilhado. Isso também permite pesquisar as páginas das empresas concorrentes e descobrir diversas opiniões das pessoas que compram na concorrência.

Aproveite e acompanhe inclusive, novas tendências de seu mercado.

PRATIQUE O PÓS-VENDA

As ações de pós-venda são tão importantes quanto as ações que objetivam as vendas. Por meio delas, sua empresa contribui para que a marca se mantenha viva na mente do consumidor, fazendo com que as chances de o mesmo retornar, aumentem.

EM TEMPOS DE INTERNET, PROMOVA EVENTOS ONLINE

Experimente a receptividade da sua marca em eventos fora dos canais tradicionais. Promova ações diferenciadas, a exemplo de um webinar. Esta é uma boa forma de interagir com os clientes em outro plano, descobrindo praticamente in loco, qual sua linha de raciocínio opiniões e sentimentos em relação a sua marca.

Por fim, mantenha sua marca em constante ligação com o cliente. Entenda seus pontos fortes e fracos, de modo a ter elementos confiáveis para trabalhar cada vez melhor. Uma boa dica é sempre praticar o planejamento baseado em análise SWOT, pois por meio dele, sua empresa estará mapeada para a tomada de decisões.

Lembre-se que quanto mais conhecimento acerca de sua clientela, mais assertiva será a estratégia de marketing que se queira empreender!

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