Você já parou para pensar no principal motivo pelo o qual a sua empresa existe?
Colocar-se no lugar no cliente é o ponto fundamental para o início desta análise, afinal, saber criar uma conexão única com o consumidor, faz a total diferença para um negócio prosperar.
Antecipar tendências e comunicar as mesmas ao seu público, pode ser uma bela forma de iniciar uma experiência marcante junto a sua clientela, passando inclusive, pela entrega a mais do que o cliente encomendou, por exemplo.
Mas então, como melhorar a experiência de seu cliente junto a sua empresa?
Veja a seguir, 3 pontos de atenção na experiência de compra do cliente junto ao seu negócio!
TENHA VENDEDORES QUE REALMENTE GOSTAM DESTA POSIÇÃO
O time de vendas precisa de figuras engajadas em oferecer ao consumidor as melhores alternativas, não somente aquelas que rendem a si os melhores bônus ou comissionamento.
Geralmente este colaborador tende a não depender da empresa para ser criativo, sabendo o que o cliente espera ao entrar no ponto de venda e os reais motivos pelos quais este consumidor está buscando seu produto ou serviço.
O vendedor engajado sabe o que a sua concorrência está propondo, além de entender quais são as vantagens competitivas de seu negócio, atentando-se inclusive ao entendimento do como seus produtos farão a diferença na vida do cliente.
Este tipo de perfil de colaborador ajuda principalmente na construção de valor para sua marca, portanto invista em treinamento e incentivos constantes para este funcionário, pois certamente seu retorno será muito vantajoso.
CRM
Um grande erro de gestores e vendedores está em mirar no fim, ou neste caso, nas vendas, enquanto o processo lógico é focar nos meios e ferramentas para concretizar as mesmas.
E é neste momento que empresas com um sistema de CRM (do inglês Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) saem na frente.
Ao lembrar do aniversário do cliente com alguma oferta exclusiva ou ainda, ao realizar o contato periódico com o mesmo, você além de fazer sua marca ser lembrada pelo consumidor, estará proporcionando uma experiência única de relacionamento, afinal, do que adianta ligar para o prospect que já comprou um sofá oferecendo uma nova oferta de sofá no próximo mês?
Estudos comprovam que o custo de conquistar um cliente novo, é de 5 a 7 vezes maior do que fidelizar e manter os clientes existentes na carteira, desta forma ter este tipo de informação em um sistema de gestão ou CRM, passa a ser necessidade básica para um negócio de sucesso.
COMUNICAÇÃO VISUAL DO PONTO DE VENDA
Algumas empresas oferecem ao seu cliente experiências de compras pautadas em estratégias de marketing.
Para isto, ter um ponto de venda (PDV) bem iluminado, organizado e sinalizado de forma adequada, é premissa para que este trabalho funcione de forma eficaz, fazendo com que seu consumidor, neste momento denominado “shopper”, deguste, interaja ou toque o produto, literalmente aguçando todos seus sentidos.
E já que o impulso é uma razão considerável para a efetivação de um negócio, investir no PDV é totalizar a experiência de compra de um cliente que provavelmente, já foi impactado anteriormente por outras mídias.
Mas lembre-se: para todas essas ações darem certo é preciso conhecer as necessidades e expectativas de sua clientela. Mapeie e planeje antes!
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