fbpx
Gestão Empresarial Loja

Redes Sociais: veja 5 dicas para adotá-las no ambiente corporativo!

Escrito por Sólidus Smart

Você já parou para observar que o assunto redes sociais pode dividir opiniões?

Funcionando como uma excelente estratégia competitiva para empresas, cada vez mais elas auxiliam no fortalecimento da marca e até mesmo no setor comercial.

Inclusive em áreas como recursos humanos, podemos usar as mídias sociais para a captação de talentos, identificando perfis e mapeando oportunidades profissionais, afinal, quem não está nas redes sociais? Em estudo recente realizado pela consultoria comScore, atualmente são mais de 58 milhões de pessoas só no Facebook, o que representa 78% de usuários únicos no Brasil.

E dentro de um universo tão vasto de possibilidades de uso destas estruturas sociais, como ficam seus colaboradores ao trabalhar com canais abertos para comunicação?

Veja 5 dicas para usar bem as redes sociais no ambiente corporativo!

Eduque

Desenvolver um manual de etiqueta para o uso das redes sociais pode ser uma forma excelente de educar seu colaborador.

Dicas ou regras, como a não divulgação de informações sigilosas da empresa, dentre outros pontos éticos, são premissas para a boa relação funcionário x empresa e devem constar em um manual por escrito.

Observe se o colaborador tem bom-senso

É importante estar atento se seu funcionário sabe elencar prioridades em seu trabalho, ou seja, verifique, por exemplo, se o mesmo consegue cumprir todas as etapas e prazos estipulados em determinado projeto.

Outro ponto a ser observado, é se o conteúdo de suas publicações não inclui “falar mal” da empresa ou colegas, o que realmente fica muito desagradável.

Estipule horários de acesso

Que tal organizar o grupo para aquele momento de descompressão ou cafezinho, onde o gestor pode controlar os horários de acesso?

Se sua empresa irá proporcionar a liberação das redes sociais, talvez seja interessante investir em um espaço apropriado para isto, como uma lanchonete ou sala de convivência.

Permissões diferenciadas

Com o passar do tempo, é notório que novas profissões atreladas ao uso destas ferramentas surjam, como o social media, ou seja, o profissional que trabalha com redes sociais.

É fundamental, neste caso e em outros específicos, que o responsável esteja a par das atividades desenvolvidas em determinadas funções, para que não exista aquela sensação de “ele passa o dia inteiro no Facebook”.

Gestão, sempre atenta!

Em uma era onde os relacionamentos virtuais acontecem com conexão em tempo real, é dever de um bom administrador fazer com que seus colaboradores naveguem pela web de forma produtiva, incentivando, por exemplo, a pesquisa de temas correlatos ao core business da empresa, aproveitando com que os pequenos lapsos de descompressão, tragam em médio prazo, insights em forma de inteligência competitiva.

É importante lembrar-se que todas as organizações estão passando por mudanças, para isto, é necessário ademais, pensar em formatos de trabalho um pouco mais flexíveis, com ambientes descontraídos e que estimulem a inovação. Contudo, é preciso ficar também atento à segurança da rede corporativa, definindo políticas de proteção e gerenciamento, por meio de ferramentas que mapeiem os acessos!

Sobre o autor

Sólidus Smart

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.