Gestão Empresarial

Drones e o futuro da logística para o Varejo

Já parou para pensar que em um futuro não muito distante, sua operação de logística trabalhará não somente com caminhões ou aviões, mas também com drones?

As aplicações na logística de novas ferramentas tecnológicas, trazem para operações de varejo a inovação e a rapidez no despacho de mercadorias compradas tanto em lojas físicas como em e-commerces, além de diversas  vantagens, as quais podem ser alcançadas com estas novidades.

Sendo assim, empresários lojistas de todos os setores, que já utilizam operações tradicionais de despacho de itens, passam a discutir e considerar esta tendência para os próximos anos, pois diante de diversas possibilidades, uma gama de oportunidades surge junto a estes novos dispositivos.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia este artigo e entenda como estes equipamentos podem ser utilizados. Confira a seguir!

Sobre drones, esta nova febre

Os drones podem ser tripulados ou pilotados remotamente e foram utilizados para fins militares e de agronegócio nos últimos anos.

A ideia é que trabalhos, anteriormente realizados com um custo alto, como exemplo, a entrega de produtos via malha viária, passe a ser feita com a ajuda de drones.

Desta forma, estes equipamentos surgem como uma opção para enfrentar as adversidades de movimentação de cargas atualmente no Brasil.

Alguns testes já realizados em empresas como Google e Amazon, estão gerando expectativa e repercussão no segmento logístico, afinal a redução no prazo de entrega, de custos, bem como a entrega em regiões de difícil acesso, faz com que lojistas do mundo inteiro passem a considerar esta opção como uma das mais viáveis e vantajosas, já em curto e médio prazo.

Sobre a legislação do uso de drones

É importante ressaltar que para usar os drones em seu negócio, é fundamental  analisar previamente a legislação acerca do uso deste equipamento.

Análises correlatas à segurança, bem como normatizações de tráfego aéreo, fazem com que esta estratégia logística apresente ainda uma série de restrições.

Esta avaliação passa inclusive, sobre a permissão dos condutores destes aparatos tecnológicos.

As diversas formas para utilização de drones

Não é somente com entregas de mercadorias que o drone “leva sua vida comercial”.

Muitas empresas já utilizam o equipamento para o monitoramento de suas operações, verificando rotinas e garantindo que processos estejam sendo feitos da forma correta dentro dos centros de distribuição.

Além da verificação de processos, os drones estão sendo utilizados para o acompanhamento em relação às questões de segurança das cargas, reduzindo furtos das mesmas e também mapeando possíveis rotas de risco.

O drone como diferencial competitivo de negócio

Sabemos que a utilização destes equipamentos, pode inclusive trazer para o lojista um melhor aproveitamento de seus investimentos, visto que a adequação e equilíbrio entre os prazos de entrega e os custos para competir, são altos e requerem esforços constantes por parte do time de logística.

Pelo fato de ser possível, com ajuda de drones, realizar também inventário de estoque, esta contagem pode facilmente contribuir para o estudo, análise e possível redução de valores das operações logísticas do negócio como um todo.

Mas atenção! É importante lembrar-se que a base para todo e qualquer negócio é um bom sistema de gestão, pois em logística tradicional ou não, a organização de seu negócio passa por um trabalho de planejamento e análise junto a um software de excelência.

Aproveite e como falamos sempre por aqui, saia na frente da concorrência!

Deixe seu comentário