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Big Data: o que é e como aplicar no varejo?

Escrito por Fernanda Delgado

Se o varejo atualmente lida com consumidores cada vez mais bem informados e, muitas vezes, fiéis somente aos preços, é necessário que paralelamente a isto, o lojista esteja preparado para uma mudança em seu negócio.

A contratação de um sistema de gestão, aliado a um sistema especializado em inteligência de dados, permite que empresários ampliem suas visões acerca das oportunidades para realização de negócios.

Sendo assim, soluções voltadas para Big Data no varejo, passam a ser de suma importância para compreender o cliente e a seguir, você verá algumas definições sobre este termo, recentemente criado e suas aplicações.

  • Qual é a definição de Big Data?

A Big Data pode ser definida como um termo para descrever o volume de dados existentes e que geram algum tipo de impacto para os negócios.

  • Quais são as funcionalidades do Big Data?

Acordar e ter uma ideia que aparentemente parece genial, não é o suficiente para tomar decisões em uma empresa atualmente. Por isto, onde e como aplicar os dados coletados de clientes, é o que realmente importa.

A ideia central é que a Big Data colabora para transformar dados em estudos de produtos ou serviços, para que seu negócio se adapte cada vez mais às necessidades do consumidor.

  • E onde esta série de estudos levará sua empresa?

Com dados organizados de modo que gerem inteligência competitiva, seu negócio passa a trabalhar com atributos como exclusividade, que garante a entrega de valor para sua clientela, e por consequência, além do aumento da base de clientes, sua loja acaba fidelizando aqueles já estão na casa.

  • Netshoes: um case de sucesso com o uso de Big Data

Visando falar da melhor forma com seu cliente potencial, a Netshoes passou a trabalhar com análises e cálculos para conseguir entender o comportamento de seu consumidor.

Focada em 3 itens fundamentais para embasar sua análise de dados, a empresa utiliza-se das métricas de frequência, recência e valor, estudando, por exemplo:

– quando o consumidor realizou sua última compra;

– o quanto o cliente repete suas compras;

– por fim, o ticket médio.

E qual o resultado disto?

Atualmente a Netshoes é o maior e-commerce de artigos esportivos do planeta, presente no Brasil, Argentina e México, contando com mais de 40 mil produtos em seu portfólio e sendo uma referência global no setor.

E se você está se perguntando como pode implementar o Big Data em sua empresa, a resposta é simples: comece observando quais pontos precisa melhorar em seu negócio e faça um planejamento, coloque suas ideias no “papel”, em ordem de prioridades para execução. Isso seria o que podemos denominar de “Small Data”, ou seja, a organização dos dados de sua empresa em Excel mesmo!

Você quer que o cliente compre mais de um item? Quer que ele venha pelo menos uma vez a cada mês a sua loja? Ou ainda pretende fazer com que o ele compre uma nova linha de produtos? Foco é fundamental.

Informações como estas, só são possíveis de serem obtidas por meio de estudos e posteriores análises. Portanto, por menor que seja o tamanho de seu negócio, comece a praticar com planilhas mensais em Excel, onde você passará a ter à disposição, dados para gerir de melhor forma o seu negócio!

Após iniciar a tarefa de casa, não esqueça de realizar os comparativos com os meses ou anos anteriores, para desta forma, quem sabe investir na automação destas análises por meio da estratégia da Big Data.

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Fernanda Delgado

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