Gestão Empresarial Marketing Vendas

5 Motivos para Usar o Instagram nos Negócios

Escrito por Fernanda Delgado

O lojista que acompanha nossos artigos, sabe da importância das redes sociais para o seu negócio e o quanto estar fora delas atualmente, pode resultar em perda de oportunidades.

Hoje, o Instagram tem mais de 500 milhões de usuários ativos no mundo e cerca de 95 milhões de postagens diárias, um espectro interessantíssimo de pessoas de diferentes sexos, faixas etárias, classes sociais e dados, muitos dados à disposição sobre estas pessoas!

É, sem dúvida, um terreno fértil para trazer novos seguidores e fazer negócios.

Acompanhe a seguir, os principais motivos para estar presente no Instagram!

Seu público muito provavelmente está lá
Os dados acima não deixam dúvidas: com o índice de acessos diários e perfil de pessoas que acessam o Instagram, certamente boa parte do seu público alvo está lá.

Não só os clientes atuais, mas também, os potenciais clientes. Então, por que deixar de participar com a sua marca?

Participar é fácil
Uma das vantagens do Instagram está na facilidade para as postagens.

Basta escolher uma imagem ou vídeo e postar uma legenda dirigida ao seu público alvo.

E se preferir, você ainda pode utilizar os efeitos disponíveis para melhorar a sua postagem com imagem.

O poder das hashtags
O Instagram talvez seja a rede social que mais facilmente leve as pessoas a seguirem alguém ou alguma marca, graças ao uso das hashtags (palavra-chave precedida pelo famoso jogo da velha #).

Essa configuração torna-se “clicável” e permite que, quando alguém clique na mesma “hashtag”, aumente a possibilidade de chegar a sua publicação

Um exemplo: se você é do setor moveleiro e cria um Instagram, pode fazer posts com conteúdos e imagens utilizando as hashtags do mesmo setor para ser encontrado com maior facilidade por aqueles que ainda não são seus clientes.

O compartilhamento de fotos cresce nas redes sociais
E as razões são muitas: interesse, curiosidade, informação, atualização ou simplesmente comprovar aquela máxima que “uma imagem vale mais que mil palavras”.

Assim como o Instagram proporciona conteúdo através de imagens e legendas, por que não usar esses mesmos recursos para conceituar sua marca, posicionar-se no mercado e automaticamente passar a gerar mais vendas?

E se o seu público está lá, a sua concorrência também está!
Pode parecer óbvio, mas é mais um motivo para você não deixar de participar do Instagram. Afinal, o seu público também é público do seu concorrente e vice-versa.

E como tudo que exige esforço de vendas exige um planejamento prévio, planeje como usar a sua marca no Instagram, como vai se relacionar através das postagens de imagens e vídeos e, principalmente, como vai capitalizar as suas hashtags, pois parte de suas vendas dependem previamente desta “lição de casa” feita, para então posteriormente ter aumento desejado de performance.

Lembre-se inclusive que as novas redes sociais funcionam como um complemento para as técnicas tradicionais de relacionamento com o cliente.

Não abandone o bom e eficiente e-mail marketing, não abra mão da interação e tráfego que o blog proporciona e continue praticando o bom atendimento, sempre!

Sobre o autor

Fernanda Delgado

Deixe um comentário