Gestão Empresarial Loja

5 Dicas para a Venda de Móveis e Decoração Online

Escrito por Fernanda Delgado

Ninguém mais duvida que o e-commerce de móveis e produtos de decoração já é um bom negócio no Brasil.

Pesquisas de mercado mostram que o segmento é um dos mais procurados pelos empresários, o Google, além de indicar onde encontramos a maior concentração de consumidores, também pode mostrar quais são os itens mais acessados.

O cenário é positivo, sem dúvida. Mas ao mesmo tempo repleto de detalhes que fazem a diferença.

O universo de produtos é muito amplo, com peças dos mais diferentes formatos e volumes, materiais que exigem cuidados diferenciados para o transporte e montagem, e uma logística perfeita para o armazenamento, entrega e assistência técnica dos mesmos.

Obviamente, todo este processo passa pela necessidade de implantação de um bom sistema de gestão, por isso, se você já possui ou pretende abrir um e-commerce, considere as dicas a seguir:

Aceite as devoluções com naturalidade
O consumidor se arrependeu da compra? Resolveu devolver o produto?

Tudo bem, a devolução é um direito, vale para todos os produtos adquiridos online e deve acontecer até sete dias da data do recebimento.

Mas atenção: há casos em que a venda não exige a troca total do produto. Isso acontece muito com a indústria moveleira onde, por vezes, basta apenas substituir algum componente e não toda a peça.

O importante é a satisfação do cliente, seu maior propagandista para o mercado;

 

Pratique a transparência total
Não meça esforços para deixar as regras do jogo totalmente claras. Desta maneira você também contribui para diminuir o percentual de trocas e reclamações.

Procure eliminar o mal entendido e as falhas de comunicação, utilizando os melhores recursos para mostrar os produtos.

Faça vídeos demonstrativos, use e abuse de fotos de alta qualidade, sugira possibilidades de decoração, veicule testemunhais de clientes, dentre outras técnicas.

Lembre-se de deixar bem claro o preço, a formas de pagamento e condições, o prazo de entrega e, principalmente, o valor do frete, um componente que se bem gerido, pode inclusive gerar lucro para o negócio.

 

Participe das redes sociais
As redes sociais são importantes para estabelecer diálogos com potenciais clientes, fortalecer a sua marca e divulgar o seu e-commerce.

Busque informações acerca de quais as redes sociais seu público alvo frequenta e com quais ele mais interage.

Assim fica mais fácil definir em quais delas participar e transmitir informações e conceitos sobre novidades e tendências do seu segmento;

 

Facilite ao máximo a montagem
Nada melhor que uma montagem correta para evitar dores de cabeça. Afinal, aquilo que o cliente idealizou só se concretiza mesmo com o produto montado e no devido lugar. Nada mais lógico, então, do que facilitar ao máximo essa tarefa.

Tenha em seu site um manual prévio, detalhando a montagem, e por mais simples e óbvia que possa parecer, detalhe cada etapa.

Indique fornecedores com os quais você já trabalha ou sugira uma busca em seu próprio site.

Há sites especializados para esse fim, com empresas e profissionais de todas as regiões do país. A produção de uma vídeo-aula ajuda e muito a não deixar o cliente com dúvidas, invista nisso.

 

Valorize a assistência técnica
O serviço de assistência técnica é muito importante na fidelização do cliente, especialmente quando relacionado à venda de móveis e eletrodomésticos.

Significa segurança para o cliente e que você se importa com ele, mesmo depois de já ter feito a venda.

Destaque todas as informações relativas a esse serviço em sua loja virtual e mantenha um Serviço de Atendimento ao Consumidor pronto para tirar dúvidas, receber reclamações e até elogios, afinal o investimento no cliente nunca é demais e sempre trará o retorno desejado!

Sobre o autor

Fernanda Delgado

Deixe um comentário