Economia

4 Formas inteligentes de melhorar seu mix de produtos

Um belo dia você acorda e se questiona: que tipo de produtos eu poderia vender em meu negócio e que aumentariam o lucro?

Montar um bom mix é um dos grandes segredos de empresários de sucesso e desafio para quem trabalha no comércio varejista, vista a gama de possibilidades de atuação que um estabelecimento comercial pode ter.

Veja a seguir, 4 dicas de como melhorar o seu mix de produtos!

Partindo do princípio: (re)defina o nicho de seu negócio

Segundo o SEBRAE, o conceito de mix de produtos parte de uma mistura coerente, sendo utilizado para definir ações no mercado, além de “refletir a identidade da empresa, consolidando a loja em um nicho de mercado.”

Uma das primeiras dicas que oferecemos, é observar a estratégia de atuação de sua loja dentro de determinado nicho.

Se sua empresa visa atingir parte da clientela por meio dos itens que são disponibilizados, é importante analisar se sua linha de produtos está conversando com o público, de forma que os consumidores entendam seu posicionamento e atuação de mercado.

Dê atenção às estrelas. Dê atenção à equipe de vendas

Realizar treinamentos constantes com seus vendedores é uma das dicas que sempre ressaltamos em nossos artigos.

Além disto, oferecer à equipe um sistema de gestão de ponta, com todos os produtos cadastrados, facilitará a administração do negócio como um todo, para que inclusive, seja possível o desenvolvimento de campanhas motivacionais ou de incentivo junto à equipe comercial – estratégias fundamentais para que haja giro do estoque.

Analise os melhores produtos

Para os lojistas que atuam com um mix de produto grande, é necessário sempre estar de olho em quais deles há maior rentabilidade, avaliando os custos que envolvem a compra ou produção de cada um, afinal o aumento em número de itens, não é sinônimo de aumento de lucratividade.

Lembre-se que assim como a gestão do negócio pode ser realizada sob o ponto de vista de vendas, é preciso também ficar atento para que o mix de produtos não impacte diretamente em outros setores, como a logística ou controle de estoques, aumentando, por exemplo, custo de fretes ou embalagens.

PDV

Faça um monitoramento do comportamento do consumidor dentro de seu estabelecimento e ajuste com sua equipe os pontos vitais para o melhor aproveitamento do ponto de venda, como exemplo, observando a iluminação, decoração, vitrine, dentre outros aspectos para exposição do mix de forma chamativa. O sucesso desta estratégia está atrelado à gestão de estoque, pois de nada adianta expor produtos com alto giro nos melhores locais, se você precisa fazer circular aqueles parados.

Dica bônus

E se um bom mix de produtos é uma, dentre tantas estratégias para incremento de vendas, aproveite também a dica do Administradores, que traz para o foco um ponto crucial: “aumentar seu ticket,  podendo vender mais itens para cada cliente”, sendo considerada uma estratégia de ouro para seu negócio.

Por último, beneficie-se da quantidade de informações disponíveis dentro dos sistemas, para que sua empresa aumente a agilidade e inteligência competitiva de mercado.

Quer acrescentar alguma coisa sobre mix de produtos? Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário