Você já parou para pensar que a tecnologia pode ser uma das melhores oportunidades para sua loja ganhar competitividade frente à concorrência?
No entanto, para que a transformação digital em seu negócio ocorra, existe uma série de desafios a serem superados.
O investimento em novas tecnologias, assim como a organização de novos modelos de negócios, possui custos que precisam ser planejados com antecedência. A boa notícia é que toda empresa que está visando aprimoramento, principalmente no que tange ao incremento tecnológico, terá uma contrapartida positiva em um cenário altamente promissor.
Como investir em tecnologia?
Empresas de todos os setores procuram participar da nova economia digital, visando aumentar por consequência, o engajamento junto aos seus consumidores em todos os pontos onde possam estabelecer contato com estes.
Desta forma, a cada dia que passa, a realidade é que a tecnologia ganha cada vez mais espaço no mercado de vendas B2C.
E para que varejistas consigam acompanhar todas as inovações tecnológicas e as novas demandas existentes do varejo, é necessário que realizem parcerias especializadas com fornecedores que ofereçam as melhores soluções para projetos TI bem-sucedidos.
Um bom exemplo do por onde começar, é com a implementação de um sistema de gestão em sua loja, onde será possível aumentar o controle de vendas, programar entregas, assim como mensurar o desempenho financeiro de seu negócio em tempo real.
Planejando as Operações
Boa parte dos lojistas encontra dificuldades no momento de colocar em prática a inovação em seus negócios, afinal diante da quantidade de recursos tecnológicos, fica difícil decidir por qual caminho seguir.
A dica é pensar em como seu consumidor está atualmente fazendo compras, ou seja, onde ele pesquisa, quais opiniões considera na recomendação de produtos e em quais canais finaliza a compra.
Por isso, o caminho correto é inicialmente avaliar sistemas de gestão internos, para posteriormente contratar ou desenvolver uma plataforma de e-commerce, considerando o uso das tecnologias mobile, como smartphones e tablets.
Após pronta esta primeira parte base, é hora de verificar onde anunciar (exemplo> Google / Facebook), monitorar tendências e concorrentes para possíveis melhorias e novas implementações tecnológicas.
Atenção ao e-commerce X varejo físico
A realidade é que neste momento qualquer loja acaba por enfrentar a concorrência dos e-commerces.
Você já parou para refletir que muitos consumidores fazem a pesquisa primeiramente na internet e se sua loja não cobrir valores do varejo online, em apenas alguns cliques, seu cliente fará a compra no comércio eletrônico em vez de finalizá-la no ponto de venda?
Por isso invista em ambos pontos de contato com o consumidor. No e-commerce em uma plataforma de fácil navegação e na loja física, na experiência, no prazer que seu cliente terá ao entrar em sua loja.
Lembre-se que a base de todo o seu conhecimento sobre seu cliente deve ficar armazenada em um CRM, outro sistema importante para utilizar dados corretamente.
Atente-se ao gerenciamento de sua loja, melhore a gestão com o uso da tecnologia, fazendo promoções e ofertando produtos nos canais mais adequados e de forma correta, afinal quanto mais informações à respeito de quem compra em sua loja, maiores as chances de fidelização e aumento da rentabilidade em seu negócio.
A dica é: invista para ter retorno!
Texto: Fernanda Delgado