O social commerce, ou comércio pelas redes sociais, desponta como uma estratégia de suma importância para as lojas que desejam expandir seus canais de venda.
Seja com a finalidade de interagir com o público, fazer propaganda ou converter as vendas, o social commerce figura atualmente como uma das pontas do marketing que mais crescem, afinal, o e-commerce teve aumento vertiginoso, principalmente em tempos de pandemia.
Você sabia que o social commerce já é uma prática de consumo para 86% da população brasileira, segundo dados publicados no estudo intitulado “Social Commerce”, realizado pela All iN | Social Miner, consultoria especializada em dados de comportamento, big-data e humanização por meio da inteligência artificial?
Este estudo recente, revela também que 60% dos brasileiros já consomem de forma híbrida, ou seja, podem comprar tanto no varejo físico, como via e-commerce, o que traz ao lojista mais uma oportunidade para criar um bom relacionamento com seu consumidor.
Varejo Físico ou Varejo Online
Se o consumidor brasileiro tem cada vez mais o hábito de consumir online, seu negócio deve buscar adaptação assim que possível.
Atualmente lojistas de todos os setores buscam acompanhar essa tendência – que certamente veio para ficar, para não perder a oportunidade de posicionar seu negócio de forma digital e isso, obviamente, passa pelo formato de compra e venda de produtos.
Velocidade do Social Commerce
Se todo o cliente busca praticidade, além de economia, o lojista não deve pensar duas vezes para adequar seu estilo de comunicação e marketing, forma de abordagem e vendas para o digital, afinal, a pesquisa de preços em e-commerce é super rápida e ganha aquele que muitas vezes tem o tempo de resposta mais rápido.
Vale ressaltar que comprar ou não pelas redes sociais, não impede que o seu consumidor use previamente os sites de busca ou as redes sociais, para encontrar os valores e condições de pagamento que mais condizem com sua realidade antes de efetivar a compra em si.
Por isso, atenção aos canais como Instagram, Facebook, Twitter e outras redes sociais onde sua marca pode ou deve estar presente.
Crosschannel
Como citamos acima, atuar em múltiplas plataformas e canais de comunicação requer organização, métodos e processos bem desenhados por parte do lojista, para que o atendimento ao cliente seja rápido e a conversão aconteça de forma fluida dentro do social commerce.
Atualmente, plataformas como Instagram e Facebook já contam com a possibilidade de integração ao e-commerce, bastando configurar a sua loja e produtos dentro dessas redes sociais.
Lembre-se que contar com ajuda de profissionais de marketing digital e de tecnologia facilita (e muito) o dia a dia do time de vendas, sobretudo com uma figura gerencial coordenando os esforços do grupo.
E se o crosschannel indica uma estratégia de vendas que objetiva oferecer aos seus clientes experiências consistentes em sua loja nos mais diferentes canais, o social commerce é fundamental dentro deste novo composto do marketing, pois além de um ponto de contato com o cliente para relacionamento e vitrine publicitária, as redes sociais atualmente são um grande destaque para também a conversão de vendas.
Atente-se que, enquanto grande parte dos lojistas já estava atuando com o e-commerce, segundo este estudo da All iN | Social Miner, 16% dos consumidores da população brasileira adentrou ao comércio eletrônico somente em 2020, o que denota um mercado amplo e ainda cheio de oportunidades a serem exploradas.
Aproveite!