Atualmente o que mais escutamos no varejo são previsões sobre as mudanças em diversos formatos de atuação, principalmente provocadas pela tecnologia.
A quantidade de ferramentas disponíveis para que o lojista possa gerir seu negócio de melhor forma, passa desde um sistema para gestão de vendas, financeira e/ou de estoque, assim como por tecnologias que capturam cupons fiscais em tempo real e enviam promoções para seus clientes.
E é sobre isso que iremos conversar, sobre como sua loja está preparada para este momento que já está acontecendo: a personalização de atendimento e de ofertas ao consumidor. Acompanhe alguns detalhes a seguir!
Pessoas
Se uma boa estratégia de marketing depende do conhecimento da concorrência, imagina o quão importante é entender seu público-alvo.
Anteriormente, quando ainda não se tinha a competição, por exemplo, dos e-commerces e, sobretudo, existiam poucos produtos e serviços parecidos disponíveis no mercado, o trabalho do lojista era apenas o de mapear um público-alvo e lançar suas campanhas de comunicação em jornais, rádio ou TV.
Mas se os consumidores atuais buscam ofertas especialmente feitas para seu perfil, é necessário o entendimento da mudança do conceito de público-alvo para quem quer anunciar de forma personalizada.
A necessidade de atuação dos lojistas com estratégias menos massivas e mais nichadas, deu-se junto às mudanças no consumo da tecnologia digital, fato que trouxe o conceito de persona.
E para a criação e entendimento da persona ou personas de seu negócio, é necessário que haja o prévio estudo das características do cliente ideal que a sua loja poderia ter.
Para isso, uma pesquisa mais detalhada (não somente com dados demográficos e socioeconômicos), levando em consideração características subjetivas, correlatas ao dia a dia de seu cliente, inclusive passando por suas aspirações e pelo entendimento de seus relacionamentos, se faz necessária.
A Personalização nas Lojas Físicas
A evolução das técnicas nas lojas físicas, a fim de proporcionar melhor experiência aos clientes, como a personalização no atendimento, mix de produtos e promoções praticamente exclusivas, anteriormente era algo que só acontecia no comércio eletrônico.
No entanto, com o avanço da tecnologia, muitos lojistas começaram a investir na customização de seus pontos-de venda.
E quando o assunto são os PDV´s, temos muitas formas de provocar sensações para quem está neles, com vitrines, iluminação e odores diferenciados, bem como no cuidado com tempo de espera nas filas dos caixas.
Você já parou para pensar que uma simples degustação ou amostra grátis de um produto pode fazer com que seu cliente se sinta mais à vontade em sua loja?
Trabalhar com estes agrados para o consumidor no varejo físico, passa desde a obtenção de dados por meio dos sistemas de gestão, até mesmo pelo monitoramento do espaço feito por câmeras, para a devida análise do comportamento do consumidor no PDV.
Uma boa solução é oferecer o wi-fi com aquele cadastro realizado com login de redes sociais ou simplesmente perguntar o nome e e-mail do cliente no momento do pagamento, para a futura criação de um mailing para campanhas de relacionamento.
E com estes dados mapeados, fica bem mais fácil de realizar uma correlação de quem são suas principais personas.
Dados x Informações = Personalização
Fique atento às informações geradas por meio destes dados, pois são estas pequenas pistas que poderão contribuir para um atendimento de excelência, bem como para o desenvolvimento de promoções exclusivas e melhoria de seu mix de produtos.
E de que forma a sua loja está personalizando ações junto aos seus clientes?
Lembre-se que se a margem de lucro do varejo é pequena, você somente conseguirá ganhar escala trabalhando de forma estratégica junto as suas personas.
Boas vendas!