Economia

O que é uma pop store e como implantá-la? Veja 6 dicas!

Como uma tendência forte, principalmente nos Estados Unidos e Europa, o modelo de pop store no Brasil, ao longo dos anos, vem ganhando espaço por ser uma alternativa de negócio com custo relativamente baixo, além de uma oportunidade sem grandes riscos e de retorno muito rápido.

As pop stores ou “lojas relâmpago”, são espaços conceituais de uma determinada marca, que são planejadas de modo a funcionar durante determinado período de tempo, preferencialmente em um local que explore alguma tendência.

Segundo Alberto Serrentino, sócio sênior da consultoria GS&MD Gouvêa de Souza, “o que define o conceito de uma pop up store é a possibilidade de explorar um lugar com determinada concentração momentânea de público, onde poucos dias ou meses são suficientes para uma loja ganhar vida”.

A função de uma pop store é principalmente aproveitar esta demanda específica. Ou seja, o modelo pop store visa utilizar algum tema ou objetos que estejam in voga e materializar este conceito em um ambiente diferenciado da “loja mãe”.

Você sabia que as pop stores não precisam estar isoladas?

Muitas pop stores funcionam dentro de outros espaços, assim como dentro de outras lojas, onde inclusive podem estar alocadas dentro de eventos, preferencialmente adequadas ao seu segmento de mercado original.

Como este tipo de loja tende a ficar em atividade por tempo limitado, a dica é trabalhar de forma inovadora a arquitetura do local, principalmente a parte de visual merchandising, oferecendo a experiência de consumo que os clientes tanto almejam ao entrar em algum lugar.

Nestes espaços das pop stores, busque transparecer o design contemporâneo, com um tom de ambiente exclusivo, proporcionando a quem frequenta, a sensação de lugar especial e incomparável com a loja original, ou até mesmo com os demais concorrentes.

Qual o foco da experiência de consumo dentro da pop store?

Do ponto de vista da experiência do consumidor, a necessidade em adquirir algum produto da loja, acaba ficando mais explícita, pois em muitos casos, por poder ser itinerante, a pop store com seus produtos diferentes e únicos, tem a possibilidade de não retornar, fazendo com que o processo de compra seja consolidado na primeira visita à loja.

Para os empresários que querem testar novos produtos e a aceitação dos mesmos em diferentes praças, a dica é colocar a marca dentro de centros comerciais com grande circulação de pessoas, fazendo com que o teste seja realizado com um grande número de amostras para posterior avaliação.

O principal aspecto das pop stores, é que por meio delas você pode realizar diversas análises antes de consolidar seu negócio, tendo a possibilidade de estudar a adequação do produto, mensurar a expectativa da demanda e o melhor, as pop stores ainda possuem custos relativamente baixo de instalação, pois muitos equipamentos podem ser alugados por determinado período e dependendo dos testes realizados, você tem a opção de tornar a loja definitiva ou não!

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