Gestão Empresarial

Neuromarketing: 3 dicas para utilizar!

O mercado do varejo está o tempo todo em transformação, especialmente no que tange às tendências de marketing, onde novos comportamentos de consumidores são diagnosticados e a permanente adaptação por parte de lojistas e proprietários de negócios, precisa da mesma forma estar em constante atualização.

Assim como o marketing visa entender as necessidades de consumidores e realizar um processo plenamente satisfatório para com todos participantes, o neuromarketing busca por meio de estudos neurológicos, analisar o processo de compra e a lógica de consumo, assim como compreender as etapas deste processo com base nos instintos e emoções humanas, visando desvendar as reações às provocações recebidas durante a jornada de compra.

E qual o objetivo do neuromarketing?

Criar a possibilidade de envolvimento em uma atmosfera adequada para a recepção e percepção de estímulos, pode ser definido como o principal objetivo do neuromarketing, onde é preciso estar atento a todo o material e formatos de comunicação utilizados junto ao público-alvo, bem como à análise das possíveis motivações dos consumidores para adquirir algum produto ou serviço.

Onde o neuromarketing é utilizado?

Branding, design de produto, publicidade, entretenimento e experiência na web, são os principais cenários em que o neuromarketing vem sendo utilizado no Brasil.

Seja na criação de uma marca ou embalagem, com prévio estudo semiótico e de design, ou em uma campanha publicitária, lembrada positivamente por anos e ainda mais, de um PDV que proporciona uma experiência significativa ao consumidor, o neuromarketing é capaz de ajudar no processo de tomada de decisão, proporcionando fortalecimento no engajamento para com a marca, além do aumento de conversão do cliente na aquisição de produtos e serviços.

Segundo Antonio Mimbrero, sócio da Salesbrand, uma das primeiras agências de neuromarketing do mundo, “temos o cérebro racional, que pensa, o médio, que sente e o primitivo e instintivo, que toma a maioria das decisões. O foco é descobrir como nos comunicar com essa parte primitiva do cérebro, ou seja, uma empresa que, ao se comunicar com o consumidor, fala apenas de questões de mercado (sobre ela mesma), não consegue atingir essa parte do cérebro.”

E na prática?

Veja 3 dicas de como utilizar o neuromarketing para vender mais:

Imagens e Histórias

Se o cérebro humano é capaz de processar uma mensagem de maneira mais rápida por meio de imagens, use este recurso como uma espécie de tradução do que está querendo dizer. Imagens diferentes ou ainda inspiracionais, proporcionam uma sensação de bem-estar em quem está de olho em sua oferta.

Saiba apresentar seu produto contando uma história e lembre-se que nosso cérebro registra de forma mais eficaz as informações que são contadas de forma leve, muitas vezes, lúdicas.

Qualidade x Benefício

Falar acerca das características de determinado produto, faz com que seu cliente entenda o quão boa pode ser a oferta, no entanto possa talvez não compreender o motivo da mesma ser excelente para ele. Neste momento, observe que os atributos não mostram o que o produto faz para o cliente; para isto, é preciso trabalhar com a criação de cenários, inserindo o mesmo na vida do consumidor.

Segundo Paulo Crepaldi, diretor da ING Marketing & Training, “em vez de dizer que a mesa é feita da melhor madeira, diga que a família do cliente vai usá-la pelos próximos 30 anos”, demonstrando claramente a vantagem na utilização do produto e não somente suas qualidades.

Ambientação do PDV

É importante prestar atenção se a loja está com a ambientação adequada, se o cheiro do estabelecimento está agradável e se os vendedores estão dispostos a realizar um bom atendimento ao cliente. De nada adianta caprichar na comunicação, contratar agência de publicidade, realizar estudos de comportamento do consumidor, se o ambiente não estiver aconchegante para receber sua clientela.

Lembre-se que olhar para todas as pontas de seu negócio é necessário para uma análise de qualidade, fazendo com que o resultado final para a experiência de compra seja positivo e que esta torne a ocorrer por diversas vezes!

1 Comentário

  1. Acredito plenamente que entender o comportamento do consumidor é o principal elemento para construção de campanhas e estratégias de marketing.

    Para se fazer excelente campanhas utilizando neuromarketing, utilize gatilhos mentais, é a ponte que leva a publicidade ao sistema límbico do cérebro.

    Grande Abraço,

    William Alves
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