Atender bem é uma arte, que requer muito estudo, como exemplo, nas áreas de neurolinguística e técnica de vendas. Ou seja, de nada adianta contratar um colaborador solícito, mas que não tem o tempo certo da abordagem, ou ainda, um vendedor que envolve o cliente e que não tem o timing de fechamento do negócio.
Por isso, há tantos anos, a pauta “atendimento ao cliente” não sai de moda, um assunto que ainda precisa de muito incentivo e reflexão, afinal seu funcionário deve ter em mente que ele é a “cara” da empresa e por consequência, a figura que representa o proprietário em muitos momentos.
Mas como incentivar o colaborador a ter atitudes positivas e atender seus clientes com o espírito de dono do negócio?
Prestar atenção na internet e nos e-commerces
Um atendimento mal feito pode ser a principal causa de sua loja não estar atingindo os objetivos, principalmente em tempos de comércio eletrônico, onde o cliente tem acesso a toda e qualquer informação acerca do produto e/ou seu valor. Para isto, treine sua equipe para ter argumentos, e desta forma, saber rebater objeções com o devido conhecimento de causa.
Dedicar tempo ao prospect
Ouvir o possível cliente é fundamental para fechar a venda. A dica aqui é falar somente o necessário e trabalhar principalmente com a sondagem, pois somente assim você saberá o que o ele realmente está buscando. Dedique tempo para sua equipe treinar perguntas que levem ao reconhecimento do problema do consumidor. Faça um roteiro base com possíveis formas de abordagens e perguntas chaves, como uma espécie de mapeamento do processo de venda, oferecendo deste modo, a melhor solução de compra para o cliente.
Ser o mais natural possível
Foi-se o tempo em que o vendedor “super motivado” e “super simpático” conseguia agradar toda clientela. A palavra mágica para atendimento é naturalidade e o sentimento que deve ser gerado no cliente é confiança. Saber sobre o produto e concorrência, facilitará muito esta postura agradável, tendo o gestor incumbência de orientar o seu time, sobre quais passos cada vendedor deve percorrer para melhorar seu desempenho dentro do processo de venda como um todo.
E por falar em neurolinguística
O cuidado com as palavras é essencial durante o contato com o possível cliente. Você sabia que a neurolinguística é a ciência que estuda como nosso cérebro compreende a produção da linguagem, seja ela falada ou escrita? Existem diversos manuais técnicos, que oferecem respostas sobre a interpretação das palavras pelo cérebro humano. Um exemplo prático é evitar, por exemplo, o uso de expressões negativas, oferecendo em vez delas, alternativas ao consumidor. Sempre que um cliente escuta uma resposta negativa, acaba ficando insatisfeito, afinal ele está em busca de uma solução para seu problema. Treinar o grupo para saber oferecer diversas opções ao cliente, fará certamente com que ele saia satisfeito de sua loja!
Portanto, treine seu time para que o processo da venda ocorra em maior número de vezes, ou seja, para aumentar a conversão de clientes é necessário que a comunicação seja clara e objetiva, além de estar embasada em números e argumentações coerentes.
Desta forma, seu negócio passará naturalmente a ter uma atuação de forma estratégia, por meio do bom atendimento!