Ter uma equipe afinada com o gestor e principalmente com a cultura da empresa, parece ser algo distante da realidade, mas que se bem analisado desde o momento da contratação do colaborador, pode ser uma prática para o crescimento e a sustentabilidade de sua loja em longo prazo.
Um funcionário com a visão de dono é o sonho de todo proprietário. Motivá-lo para gerar lucratividade para o seu estabelecimento, requer além de atenção, investimento no time como um todo, fazendo com que cada jogador esteja na posição certa e principalmente jogue com muita disposição a favor de sua empresa.
Mas quais competências uma equipe empreendedora deve ter?
Separamos alguns pontos fundamentais para você observar, agir e como consequência, ter o seu time dos sonhos!
– Perceba se seu funcionário almeja algo além de vender ou além de sua função, e trabalhe este fator como um impulsionador de metas, as quais poderão ser automaticamente atreladas às do seu estabelecimento. Procure saber de sua vida pessoal e demonstre o real interesse nisto, inclusive sendo transparente nesta relação, onde ambos sairão ganhando.
– Muitos gestores ainda não entendem a diferença entre ser chefe e líder. Ser líder e praticar bons exemplos, orientando o grupo e fornecendo apoio de forma individual, é a base para ter a confiança de sua equipe e deixar as pessoas confortáveis para desempenhar suas funções da melhor forma possível. Os feedbacks negativos jamais devem ser repassados junto aos demais colegas. Lembre-se que os elogios sempre são bem-vindos, entretanto supostas melhorias, devem ser transmitidas de forma amistosa.
– Buscar pessoas com perfil criativo pode ser uma solução super favorável para sua loja. Ninguém gosta de ser atendido por alguém que não tenha “aquele” carisma. Mas atente-se para não selecionar o tipo inconveniente, afinal, o bom senso é regra de ouro em qualquer situação. No momento da contratação veja, por exemplo, como o candidato vende um produto para você ou outro colega. Observe sua postura, tom de voz e argumentações. Com isto, você terá bons pontos para análise de perfil.
– Ter uma equipe com diversas pessoas e consequentemente, distintos perfis profissionais, requer que o gestor tenha a capacidade de extrair de cada colaborador a melhor performance possível, inclusive sem cometer o erro de ter algum funcionário como predileto. Se você tem filhos, sabe o quão difícil é ser imparcial, e se não os têm, comece a treinar para agradar a todos de igual forma. Empatia é a palavra-chave nestes casos. Coloque-se no lugar de seus funcionários e veja os bons resultados de um grupo trabalhando em sintonia logo a seguir.
Gerir equipes de sucesso sempre será um grande desafio, entretanto para que qualquer negócio cresça, é primordial planejar com antecedência tudo o que será realizado.
Organizar ideias, recursos e observar as habilidades de cada colaborador, são pontos importantes para que sua loja tenha bons resultados.
Lembre-se: um bom desempenho é alcançado não somente por meio de um grupo motivado, mas principalmente por uma equipe bem liderada!