Business

Como realizar a integração do varejo físico com o digital? Veja 3 dicas essenciais!

Se o e-commerce trouxe um novo modo de os lojistas operarem, isso também trouxe uma nova lógica para o consumidor comprar.

Trabalhar a integração do varejo físico com o comércio eletrônico, é fundamental como estratégia de negócio e sem dúvida, essa é uma forma oferecer ao seu consumidor, além de novas experiências, a oportunidade de fidelização a sua loja.

Contudo, a experiência híbrida deve ser bem integrada para conquistar seu cliente, pois além de fomentar novos negócios, ela deve proporcionar a melhoria na satisfação do seu consumidor. A seguir, acompanhe 3 dicas de como realizar da melhor forma esta integração!

Omnichannel implementado com sucesso

Gerir vários canais, pressupõe atender bem o cliente em todos eles. Para isso, é crucial trabalhar com sistemas integrados para a gestão multicanal, além de contar com um time de vendas antenado com o pessoal do e-commerce, bem como o entendimento de todo o processo por toda equipe.

Ter funções disponíveis como comprar no site e retirar na loja, ou ainda fazer toda a compra online e receber em casa, são apenas duas das tantas possibilidades que a integração do varejo físico com digital oferecem.

Frente a isto, atente-se para ter cada etapa do processo desenhada para não haver erros na gestão de estoque, logística e pós-vendas. 

Tecnologia para a integração das operações

Gerir uma operação de varejo requer sistemas robustos, capazes de acompanhar todas as fases do negócio.

Para isso, uma das estratégias mais assertivas, é contar com um software que seja referência entre o seu segmento, a exemplo de varejistas de móveis, eletrodomésticos e decoração. 

Tendo acesso às informações gerenciais de qualquer dispositivo conectado à internet, como tablets ou smartphones, o gestor lojista é capaz de controlar suas operações físicas e digitais, com eficácia.

Mídias Sociais como apoio da Integração de Canais

Uma boa gestão de comunicação é um ponto importante para manter a integração do varejo digital com o físico.

Atualmente é onde estão os seus consumidores, sejam navegando em busca de algum produto ou serviço, ou estejam apenas passeando no feed da rede social para relaxar. 

Os diferentes recursos que as mídias sociais oferecem, são aliados do varejista, afinal, por meio delas é possível alcançar muitos clientes e de forma extremamente segmentada, oportunizando economia em investimento de mídia.

A comunicação e o marketing por meio das mídias sociais, inclusive é parte do composto de omnichannel, afinal, elas são uma grande forma de estar próximo ao seu consumidor e facilitar a integração entre os canais de comunicação.

Se o mercado está se transformando a cada dia, sua loja não deve perder tempo nessa corrida, implementando a gestão de sua loja física ao e-commerce o quanto antes.

Lembre-se que contar com números e dados confiáveis é fundamental para entender toda a operação e isso é possível com o auxílio de plataformas como o Sólidus Smart, um sistema de gestão especializado no varejo de móveis, eletrodomésticos, colchões e decoração. 

Inclusive, a plataforma conta com uma versão totalmente web, proporcionando agilidade para gerenciar seu negócio em qualquer local e horário, tudo com os dados e indicadores necessários, agregando análises totalmente confiáveis. Conheça aqui!

Deixe seu comentário