Gestão Empresarial

Como melhorar o visual em sua loja? Veja 9 dicas especiais!

Se o ponto de venda é o local onde o cliente realiza sua experiência de compra, a percepção visual tida por um possível consumidor passa a ser a base para seu negócio se diferenciar da concorrência.

Ter um cliente sendo bem atendido passa inclusive por ter uma loja agradável, com produtos bem dispostos, iluminação adequada, além de um aspecto de manutenção e limpeza constantes.

Você sabia que em pesquisa realizada pelo SEBRAE, melhorar o visual de seu estabelecimento pode contribuir automaticamente com o aumento de vendas em até 40%?

Veja algumas dicas especiais de como melhorar o visual em sua loja!

Fachada
Segundo o SEBRAE, “a fachada é toda área frontal da loja” que inclui “calçadas, muros, jardins, paredes, luminosos e demais instrumentos de comunicação.

Deve ser atrativa, estar sempre limpa, em boa manutenção, sem rachaduras, manchas, pichações.”

Portanto, de nada adianta ter um mix de produto excelente, se o cliente não entra em seu estabelecimento.

Para isto, capriche na frente, investindo em um letreiro bem iluminado, mas principalmente nos itens expostos na vitrine, iniciando o processo de conquista do cliente desde sua passagem na rua.

Logomarca
De acordo com estudos realizados pela POPAI – Brasil (Associação Brasileira de Marketing no Ponto de Venda), 85% dos consumidores decidem o que comprar dentro da loja.

Observe que o trabalho de design gráfico e publicitário deve ser feito antecipadamente, com a finalidade de desenvolver, por exemplo, uma logomarca de fácil memorização, assim como traduzir o conceito de sua loja por meio dos elementos gráficos.

Atente-se para que sua marca tenha traços simples, além de manter um padrão de cores.

Iluminação
Foque em lâmpadas que contribuam para sua loja ser vista até mesmo no período da noite.

Mantê-las conservadas fará, por conseguinte, com que o consumidor associe seu estabelecimento a um lugar com produtos de excelência.

Na parte interna, destine algumas luzes diferenciadas às mercadorias em oferta, tendo um ambiente criativo, podendo inclusive decorar locais especiais.
Uma iluminação bem feita acaba por trazer conforto visual ao cliente, além de enaltecer os produtos expostos.

Exposição
Mesmo que a loja seja especializada, o ideal é agrupar os produtos de acordo com tipo, finalidade, categoria ou público a que se destinam.

Dessa maneira, além da loja contribuir para facilitar a escolha do cliente, também estará dando mais uma prova de organização, o que agrega valor aos produtos.

Sinalização
Quanto maior o mix de produtos, maior a necessidade de orientar o cliente dentro da loja.

Portanto, além da exposição por perfil de produtos, a sinalização de departamentos e linha de produtos é fundamental.

A sinalização aérea é o tipo mais utilizado, mas a exemplo de alguns shoppings, também é possível disponibilizar totens eletrônicos na entrada da loja, com a planta baixa dos espaços e respectivos departamentos.

Layout
Por falar em espaços, é a sua utilização que vai determinar a melhor forma de facilitar o trabalho de vendas e proporcionar a comodidade do cliente.

A melhor solução deve contemplar: o acesso dos consumidores, o local do caixa, o local de estoque e armazenamento e a disposição das mercadorias nas gôndolas e displays.  

Informações
Após as mercadorias nas gôndolas e displays, é hora de identificá-las com o maior número de informações possível, de forma clara e objetiva.

Preço, prazo, juros, principais características e garantia são dados que irão contribuir para a tomada de decisão e, sobretudo, reforçar o compromisso com a transparência.

Higiene e limpeza
Não basta a loja estar limpa, ela tem que parecer efetivamente limpa.

O lojista deve ter atenção especial com chão, acessórios, displays, mercadorias, placas e a parte externa da loja.
     
Dicas bônus
Observar o espaço como um todo.

As mercadorias que mais vendem devem a ocupar mais espaço dentro da loja. Atente para detalhes estratégicos, como por exemplo, aromas e sons no PDV. Faça com que a experiência de consumo seja tão especial para o consumidor, ao ponto deste retornar sempre em busca de uma sensação única, quem sabe conquistada em sua loja!

2 Comentários

  1. Eudes de assis sampaio Responder

    dicas de uma fachada é muito importante, pois muitas vezes achamos que não influi em um comercio e quando verificamos uma fachada com uma boa aparecia vem uma ótima impressão daquele estabelecimento.que nele você encontra produtos de boa qualidades pois uma fachada bem cuidada é um cartão de visita.
    obrigado pelas dicas que sempre acompanho e tenho bons proveitos, pois muitas vezes descobrimos que estamos trabalhando errado e com estas dicas procuramos corrigi-los.

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