Gestão Empresarial

5 dicas preciosas para trazer o cliente até sua loja!

Ter um ponto de venda agradável e que principalmente, cause alguma sensação de bem-estar no cliente, em tempos de visual merchandising e do foco na experiência do consumidor, passa a ser obrigação do lojista que almeja o aumento do tráfego em seu estabelecimento.

As chances de vender para um possível cliente podem aumentar proporcionalmente ao número de pessoas que você atrai para seu PDV, ou seja, caprichar na organização e decoração poderá não somente trazer o cliente para seu território, mas principalmente, fazer com que ele esteja satisfeito ao realizar uma compra em sua loja.

Veja então,  5 dicas para melhorar o tráfego em seu estabelecimento comercial, e como consequência, aumentar também suas vendas!

Sobre a fachada

Um ponto de venda com a fachada pouco atrativa, pintura por melhorar e outras melhorias em geral a fazer, como exemplo, tendo placas com a lona gasta ou plantas mal cuidadas em frente, deterioram a imagem de sua loja, por mais que dentro dela, você tenha a melhor equipe de atendimento ou a mais completa gama de produtos. O importante aqui é pensar na sensação que se transmite com todos estes itens a melhorar, algo como descuido, traduzido na cabeça do cliente para “tanto faz ter você aqui, consumidor”.

Vitrine

A vitrine deve apresentar o mix de produtos oferecidos em sua loja. Não existe sensação mais estranha ao entrar em um local que não tem a “cara” da vitrine, ou até mesmo, a vitrine estar linda e o estabelecimento comercial bagunçado.

Preste atenção se sua vitrine está traduzindo o que sua marca quer dizer, se ela expressa o conceito, e principalmente, mude os produtos expostos a cada 15 dias, realizando alterações sempre que necessário.

Atente-se também à iluminação e cores utilizadas, preservando uma identidade com as estações do ano ou quem sabe, com alguma data comercial a ser comemorada.

Produtos bem distribuídos

Você sabia que os produtos que mais tem saída devem ganhar maior destaque dentro de seu estabelecimento? Segundo a consultora de gestão visual, Rosana Eilert, em entrevista para o SEBRAE, “se determinado produto representa 30% das vendas, é coerente que ele também ocupe cerca de 30% da área de exposição. Por outro lado, produtos de alta lucratividade devem ocupar espaços mais nobres e de maior destaque.”

Comunicação visual

De nada adianta ter a fachada de uma cor, as camisas dos vendedores de outra ou o cartão da loja com mais uma ideia. A fixação de marca se faz por meio da repetição dela em muitos locais.

Na hora de optar por sua loja ou a do concorrente, seu prospect irá também pensar com qual marca tem mais afinidade e por incrível que pareça, com qual sacola ele quer andar pela cidade.

Detalhes que parecem “bobos”, mas que podem fazer a diferença no momento de cativar um novo cliente, devem ser levados em consideração quando falamos em psicologia do consumo, afinal, quem prefere uma sacolinha de plástico, simplória e sem reutilização àquela que é resistente, pode ser reaproveitada inúmeras vezes e tem um visual bonito?
Música para os ouvidos!

Você já ouviu falar de marketing sonoro?

Ele se utiliza da música para aumentar a influência sobre a percepção do produto, empresa e marca pelo consumidor.

A dica aqui é procurar ter como pano de fundo um ambiente com músicas que provoquem algum tipo de emoção positiva e sensação de bem-estar em seu cliente, evitando, por exemplo, músicas regionalistas ou românticas demais, orientando-se neste caso, pelo estilo de música de acordo com o seu público-alvo e também pelo posicionamento de sua loja ou marca.

É importante não deixar esta responsabilidade para os funcionários, de qual música será tocada em seu estabelecimento, pois nem sempre o gosto deles está de acordo com o do seu público-alvo.

Pense consigo e influencie sua equipe: quanto melhores experiências sua loja for capaz de gerar, melhor será sua reputação como “a loja” capaz de satisfazer e encantar a clientela.

Certamente aquele cliente satisfeito irá retornar e trazer junto a si, novas indicações e oportunidades de negócio.

 

Deixe seu comentário