Ter um direcionamento para abrir as portas de seu estabelecimento comercial diariamente e oferecer além de produtos e serviços, soluções para seus clientes, precisa passar inicialmente por um plano estratégico e também pelo alinhamento destas ações com sua equipe, afinal, eles serão os porta-vozes na execução de seu planejamento.
Planejar é fundamental para estipular metas reais e alcançáveis para seu negócio crescer, assim como colabora para proteger sua loja das forças competitivas de mercado, fazendo com que os resultados, sejam consequência de um planejamento focado na longevidade de sua empresa.
E que tal organizar suas ideias em um documento com seus planos para o próximo ano?
Veja abaixo, 6 dicas essenciais para montar seu planejamento desde agora!
– Defina uma missão e objetivos claros: para isto, monte o passo a passo do como criar, executar e controlar as estratégias.
– Determine quem são os responsáveis por cada etapa do seu planejamento. Envolver o grupo e saber delegar funções de acordo com as competências de cada funcionário, facilitará toda a trajetória para chegar à melhores resultados. Reuniões periódicas com a equipe são determinantes para alinhamento das demandas.
– Faça uma lista dos pontos fortes e frágeis de sua loja. Se algo já está funcionando, mantenha. Se algum ponto precisa ser melhorado, coloque os jogadores mais experientes de seu time à frente de novos desafios, criando assim, um ambiente de aprendizado e altamente motivador para o grupo.
– Monitore a concorrência: que tipos de ações estão fazendo, como estão atuando em um mercado e momento super competitivo? Mas atenção: questione se determinada estratégia tem realmente a ver com seu negócio, se está de acordo com o que sua marca transmite e principalmente, se está no momento de aplicação.
– Controle a implantação de cada tática planejada: monte relatórios semanais e mensais, a fim de acompanhar a performance e evolução de seus colaboradores. Corrigir as velas do barco, de acordo com o vento, é a base para uma navegação segura até o ponto de chegada.
– Tenha métricas financeiras: analisar os investimentos necessários para o desenvolvimento do plano de ação, faz com que sua loja cresça de modo sustentável. Cada atitude tomada, terá uma reação determinada e isto conduzirá seu negócio à melhores resultados financeiros.
Dedicar-se ao planejamento estratégico no período de recesso ou férias, pode ser uma boa iniciativa para começar o próximo ano com qualidade e rumo à conquista de todos os seus objetivos.
Aproveite esse tempo para construir boas oportunidades, engajar sua equipe e colher os frutos no ano que se inicia!
1 Comentário
Apenas o que eu estava procurando, obrigado!