Varejistas geralmente focam o treinamento da equipe nas técnicas de vendas e no atendimento ao cliente e, de vez em quando, se esquecem daquele treinamento que não pode faltar em uma loja do varejo: o treinamento sobre o produto. Técnicas de vendas e atendimento ao cliente são importantes, mas sem o conhecimento de produto seus vendedores estarão equipados com uma caixa de ferramentas incompleta.
Nós separamos algumas dicas para você melhorar o conhecimento sobre os produtos no seu time de vendas e organizar treinamentos que farão a diferença nos seus resultados:
Faça reuniões e treinamentos de vendas com seus fornecedores
Faça reuniões nas lojas sobre conhecimento de produto e peça aos seus fornecedores para enviarem representantes para participar: Os representantes de seus fornecedores são geralmente cobrados a aumentar as vendas, e uma das melhores maneiras de fazer isso é ensinar sua equipe de vendas – que interage com os clientes todos os dias. Não hesite em pedir ajuda a eles.
Crie uma Biblioteca de Conhecimento de Produto
Organize um sistema no qual receba pelo menos uma cópia de cada nova informação de produto que seus fornecedores ou fabricantes produzam. Peça para ser adicionado no mailing, e-mail e em outros sistemas de distribuição.
Peça materiais de apoio
Peça às associações das indústrias vídeos e outros materiais sobre conhecimento de produto: Quase todos os setores tem sua própria associação. Se você não pertence a nenhuma, procure se informar online ou pergunte a um representante. Muitas associações fornecem excelentes informações sobre o produto, processos de fabricação, tendências de mercado etc. Alguns desses materiais são gratuitos, outros não, dependendo se a sua loja faz parte de tal associação ou não.
Tenha revistas especializadas para consulta
Assine revistas especializadas bem como revistas de variedades, que os clientes lêem. Por exemplo, se você é do comércio de móveis, assine revistas de decoração. Isso ajuda a manter seus vendedoras atualizados e também informados sobre o que está circulando sobre o setor em que atua.
Leve sua equipe às feiras de negócios ou traga as feiras até ela:
Se você tem um orçamento limitado, promova uma competição de vendas para decidir quem vai. Essa é uma ótima maneira de desenvolver espírito de equipe e, provavelmente, as vendas extras dos seus vendedores compensarão.
O treinamento de vendas que não pode faltar em sua empresa é justamente aquele sobre conhecimento de produto. Ele não é mais uma opção, é uma necessidade para quem quer vender bem, de forma consultiva e transmitindo segurança para o cliente, e ainda te ajuda a evitar ter que dar descontos para fechar uma venda.
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