Economia

8 Tendências em Meios de Pagamento

Desde que o cartão de crédito surgiu, muita coisa mudou quando o assunto é meio de pagamento. E você lojista, já parou para se perguntar se seu negócio está acompanhando tendências ou se está preparado para realizar novas implementações nesta área?

A Covid-19 e o e-commerce

Com o crescimento dos meios eletrônicos de pagamento, principalmente em razão da pandemia de Covid -19, período em que o comércio eletrônico despontou em todo o mundo, uma série de soluções vem sendo desenvolvidas para que o consumidor possa ter opções cada vez mais ágeis e seguras.

Redes de pagamento, emissores, lojistas e consumidores formam deste modo, uma cadeia em consonância no combate da COVID-19 e tudo indica que a tendência de comprar online permanecerá após a pandemia. 

Cartões e mais Cartões

Dados recentes da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) mostram que os pagamentos por meios digitais estão crescendo ano após ano, conforme gráfico abaixo:

Além disto, a participação do comércio varejista nas compras com cartão de crédito é uma das mais expressivas:

Lembrando que estas informações foram divulgadas no site da ABECS e representam os dados impostados pelas Credenciadoras Banco Bankpar S/A, Banco Safra S/A, Banrisul Cartões S/A, Santander GetNet S/A, Cielo S/A, Hipercard S/A e Rede S/A no Sistema de Informações – Monitor Abecs.

Compras Online

Já no ano de 2020, em dados ainda não consolidados, de janeiro a setembro, os pagamentos realizados de forma digital chegam a quase R$1,5 trilhão e deste valor, foram contabilizadas 16,3 bilhões de transações, além de mais de R$ 306 bilhões em compras online! 😊

Fonte: ABECS
Cartões Pré-Pagos

Até o último trimestre do ano de 2020, o mercado de cartões conta com mais de 11 milhões de máquinas espalhadas por todo o Brasil, e se comparados o terceiro trimestre de 2019 x o terceiro trimestre de 2020, as compras em e-commerce com cartão tiveram aumento de quase 50%, certamente um impulso enorme para o varejo, já com um bom percentual de cartões pré-pagos aparecendo:

Fonte: ABECS
Tap to Phone

À medida em que a Covid-19 evoluiu e mesmo diante da chegada das vacinas, a pandemia ainda não tem data para acabar. E frente à necessidade de ambientes cada vez mais assépticos, outra super tendência são os pagamentos “tap to phone” ou aqueles que conhecemos como “aproximação”, em que não é necessário tocarmos em outras superfícies.

Este tipo de solução, acaba por transformar o telefone celular ou tablets em terminais para pagamento, inclusive permitindo com que as pequenas empresas já utilizem por meio de aplicativos muito simples de serem instalados

Vendedores com seus terminais

Seguindo nesta linha, outra tendência é que dentro dos pontos-de-venda, os próprios vendedores possam aceitar pagamentos por aproximação, conferindo mais agilidade ao lojista na finalização de uma compra e aproximando o vendedor do cliente.

Home Office

Observando um crescimento expressivo na venda de móveis e eletrodomésticos, no ano de 2020 houve ainda uma recuperação das vendas nestes dois segmentos impactada pela renda extra do auxílio emergencial (quase R$32 bilhões no setor de cartões) e é bom que você, lojista, continue de olho nestes dados em específico, pois o home office é outra tendencia que cresce ano após ano.

Pix

Outra super tendência é o Pix, novo meio de pagamento criado pelo Banco Central e que é uma nova opção junto à TED, DOC e aos cartões, sendo possível fazer transferências de valores, receber ou fazer pagamentos e que segundo dados de pesquisa recente realizada pela Mastercard em parceria com a Kantar (empresa de pesquisas de mercado com sede no Reino Unido) revelou que 75% dos brasileiros simpatizam com a ideia de realizar pagamentos em tempo real, apontando inclusive que 53% gostariam de realizar esse tipo de pagamento usando contas de redes sociais.

De olho no governo e no mercado!

É de suma importância que o lojista fique atento a todas as tendências que são lançadas, entendendo o mercado como um todo, bem como algumas ações coordenadas de governos, a exemplo do aumento dos limites das transações por aproximação, assim como algumas redes de transporte público atualizando seus sistemas para aceitar cartões de crédito, pois tudo o que cresce de forma orgânica e com incentivos, geralmente passa a ser a preferência da sociedade e dos consumidores como um todo! Portanto, atenção ao macro ambiente de seu negócio!

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