Você sabia que QR Code já é a forma mais utilizada em pagamentos na China?
Atualmente, diversas empresas no Brasil estão testando esse método, como a gigante Mercado Livre e o marketplace Peixe Urbano.
Um índice relevante é que no Brasil, segundo pesquisa recente coordenada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 17% dos consumidores já utilizaram o QR Code para realizar pagamentos, o que demonstra que esta tendência está vindo para ficar.
Deste modo, muitas empresas que dominavam o mercado de pagamentos como a Cielo, estão fazendo uma virada de mindset. Anteriormente, com a hegemonia praticamente das “maquininhas” de cartão, a maioria das empresas que prestava o mesmo serviço, estava muito mais interessada na margem de lucro do que sua participação no mercado, o que atualmente está exigindo uma reviravolta de gestores de negócios e de produto com a chegada de outras opções.
O interessante é que muitos lojistas estão correndo para estarem prontos na medida em que o mercado sofre esta mudança. Atualmente, apesar de já terem formas alternativas para realizar seus pagamentos, ainda não se vê tanta aceitação por parte do varejo, assim como consumidores com conhecimento acerca do novo método.
Entender sobre as novas tecnologias
O consumidor precisa entender sobre novas tecnologias financeiras, as quais vão desde softwares que ajudam na gestão do negócio, além de fintechs, os aplicativos com QR Code acabam aparecendo ainda em apenas 2% de restaurantes, supermercados e lojas no Brasil, muito em razão da falta de conhecimento do lojista, mas também pela insegurança do cliente em utilizar novas formas para comprar produtos ou serviços, justamente por esta falta de entendimento diante de tantas opções.
A sistemática a priori, parece coisa de “outro mundo”, como tudo o que é novo e provoca essa sensação. Porém o pagamento via QR Code fica mais fácil de entender, seguindo este exemplo com uma lógica relativamente simples: em restaurante, o usuário faz o pedido em seu smartphone, comprando os itens pelos quais pagará automaticamente. Ou seja, sem precisar depender do garçom como intermediário e nem usar o cartão de crédito como forma de pagamento.
A finalização da compra, se dá por aproximação do celular da solução, seja o QR Code ou o RFID (outra forma de identificação). Após isto, o estabelecimento comercial já recebe o pedido de encerramento da conta. A parte mais interessante é que tudo pode ser enviado automaticamente via nuvem para o aplicativo.
Uma das empresas pioneiras em testes com QR Code, a Movida, locadora de veículos, está testando que o cliente pegue o carro escolhido, realizando a leitura do QR code da sua reserva, evitando desta forma toda a burocracia envolvida para a busca de dados do motorista locatário.
Sendo assim, o pagamento com a utilização de QR Code já está na mira de empresas de vários segmentos e o lojista deve estar atento, para quando se popularizar em todo o país.
Afinal, segundo este estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 82% dos varejistas entrevistados já estão verificando como implementar a tecnologia do QR Code, portanto, para quem quiser “nadar em água limpa”, está aí uma super tendência para sair na frente! Aproveite!
2 Comentários
É uma questão de tempo para que o uso do QR em todos os estabelecimentos comerciais se torne uma forma natural e comum. Acredito que com o tempo o dinheiro em espécie vai se tornar obsoleto. Matéria bem informativa, parabéns!
Muito bom o seu apontamento Augusto, é isso mesmo! Cada vez mais notamos que os lojistas precisam se adaptar as novas tendências e ao comportamento do consumidor.