Marketing

O Gerente de Loja: papel fundamental para bom desempenho em vendas.

Já parou para pensar que a preparação de um bom gerente requer investimento e tempo para que o mesmo possa ser o exemplo para seu time?

Muitas vezes o devido treinamento para a formação de uma gerência competente, acaba ficando de lado, haja visto que o foco está voltado para os vendedores, peças-chave que estão lá na ponta com o cliente e que geram receita e lucro mais facilmente percebido pelo proprietário da loja.

Entretanto, um dos maiores erros de um gerente de vendas mal preparado, passa, por exemplo, pela função de apenas supervisionar a equipe, no sentido de controle, e de pouco transmitir o conhecimento adquirido ao longo de sua carreira como gestor.

E se o cumprimento de metas está intimamente ligado à figura de uma boa gerência, conheça algumas dicas para analisar como está o desempenho de sua gerência.

Comunicações efetivas

Uma das principais características de um gerente de vendas deve ser a de comunicar-se bem com o time de vendas, informando dos desafios e metas a serem cumpridos pelo grupo.

O início deste trabalho, para o desenvolvimento de uma boa equipe, passa pelo treinamento do gerente para criar a habilidade de dar feedback de forma adequada aos colaboradores, assim como ser motivado, contudo, sem parecer forçado.

Uma das grandes questões é que seu gerente seja respeitado pelo time, para que os resultados em vendas apareçam naturalmente.

Invista no desenvolvimento de sua gerência, nas habilidades de comunicação, para que este seja ouvido da melhor forma por todos.

Data Driven

Com a quantidade de dados disponíveis, seu gerente deve ter um mindset orientado a dados, para que possa tomar decisões a partir da análise das informações coletadas sobre os clientes.

Esta nova competência deve também ser um ponto crucial para um gerente bem desenvolvido. É de suma importância que sua loja tenha indicadores bases para análise do negócio.

Exemplo: número de vendas, número de clientes que entram na loja e para quantos se vende, produtos mais vendidos, produtos procurados e sem estoque, venda média, preço médio, dentre outros índices que você pode construir.

Com a utilização de um sistema de gestão, inclusive fica muito mais fácil também para um bom gerente acompanhar indicadores de sua loja, assim como definir as principais ideias e estratégias para melhorar os resultados de seu negócio.

Segundo o SEBRAE, existem alguns pontos importantes para avaliar se sua gerência está sendo eficaz. Confira:

1. Seus clientes não recebem nada além do que compram assim, portanto, já pagaram?

2. Seus concorrentes sempre estão à frente com estratégias que cativam mais os clientes?

3. Quando ocorrem erros ou acertos, eles não levam a um aprendizado de toda a equipe?

4. Os clientes especiais não recebem tratamento diferenciado?

5. Não é cultura de a empresa realizar o pós-venda, avaliando o que o cliente achou de todos os aspectos relacionados com a venda?

6. Os funcionários são tratados de maneira desrespeitosa?

7. Não ocorrem vendas por telefone?

8. A ética nos negócios e no tratamento com a equipe não é considerada como ponto fundamental?

9. A seleção dos funcionários e o treinamento no dia a dia são realizados sem qualquer critério?

10. As falhas identificadas não são corrigidas imediatamente?

11. O tempo dispensado aos clientes e à equipe não é o mais nobre do dia?

12. Os funcionários várias vezes dizem: “isso não é comigo”?

13. Problemas particulares são muitas vezes confundidos com problemas profissionais?

14.  A equipe de vendas não é especializada e competente?

15.  Muitas vezes, em vez de se buscar melhorar, critica-se os concorrentes dizendo que eles é que são responsáveis por dificuldades no mercado?

16.  Não são solicitadas sugestões aos clientes buscando melhorias (ou, se houver, as solicitações não são consideradas com a necessária seriedade)?

17. A organização da área de vendas e dos processos envolvidos não é o ponto forte da empresa?

18. O treinamento sobre atendimento não faz parte de uma rotina da qual não se abre mão?

Se a maioria das respostas às questões for “sim”, a eficácia da gerência precisa ser aperfeiçoada e então chegou a hora de encontrar cursos, capacitações para desenvolver as competências de seus gestores!

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