O lojista que ainda não se deu conta que, a cada dia, mais e mais consumidores compram via internet, das duas, uma:
– ainda não possui um e-commerce;
– até tem um site, mas o mesmo está desatualizado, sem ter a possibilidade de comercializar de forma eletrônica.
Confira a seguir, algumas ideias de como melhorar a experiência de seus clientes na web, ajudando você e sua loja a conquistar novos usuários, aumentar vendas e principalmente, fidelizar aqueles que já estão na “casa”!
Passo 1 > Adote um site responsivo ou desenvolva um aplicativo
Você sabia que atualmente o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil? De acordo com o IBGE, 92,1% dos acessos à web atualmente já são feitos pelo dispositivo móvel.
Isso significa que ter um site que adequá-se ao smartphone ou tablets, dentre outros dispositivos móveis, deixou de ser necessidade e virou uma obrigação do lojista e seu departamento de marketing.
Lembre-se que ao desenvolver o mapa de seu site para computadores desktop, sua empresa deve pensar inclusive nas opções de usuários utilizando os dispositivos móveis já na etapa de projeto, de modo que o mesmo tenha fácil navegação e seja construído de forma responsiva, adaptando-se a todos os tamanhos de tela.
Atente-se que o melhor caminho para um site amigável é contratar um profissional especializado, principalmente atualizado com as mais novas tecnologias.
Passo 2 > Ouça e dê preferência ao cliente. Sempre.
Ofereça um espaço para ele interagir com sua empresa. Ouça o que ele tem a dizer. Crie um local próprio para ele entrar em contato, deixe seus telefones e emails de forma clara e accessível.
Atualmente existem diversas ferramentas que auditam e integram depoimentos e opiniões dos usuários em seu site, como a YourViews ou a TrustVox, fazendo com que o grau de confiabilidade em seu negócio aumente.
Essas soluções são de extrema valia para eventuais correções ou ajustes deste importante canal de vendas.
Passo 3 > Comunique!
Os cuidados com as mensagens e exposição de produtos no site praticamente obedecem aos mesmos princípios da propaganda tradicional. Para essa tarefa, é super importante contratar alguém especializado, com experiência na área e boa redação publicitária.
A comunicação para e-commerce deve ser clara e objetiva, fornecendo atenção para os títulos, pois geralmente eles que permitem a rápida visualização do que o cliente procura.
Atente-se a utilizar imagens e vídeos de alta qualidade, fazendo valer aquele velho ditado: “uma imagem vale mais que mil palavras”.
As cores que você adotar também serão fundamentais em toda a construção do layout de sua loja, pois contribuem para prender a atenção do visitante e reforçar o segmento em que se atua.
Eletrodomésticos e eletroeletrônicos, por exemplo, pedem tons mais claros; mobiliário e objetos de decoração, cores mais escuras, evitando as cores primárias. E assim por diante. Pesquise junto ao seu web designer.
Passo 4 > Facilite a navegação para quem procura seus produtos!
Use “call to action” a seu favor e ofereça pistas visuais para o cliente chegar rápido ao seu destino.
Os botões do tipo “clique aqui”, “aproveite o desconto” e similares levam à ação, tiram o visitante da sensação de estar num labirinto e são decisivos para uma boa taxa de conversão!
Por fim: um site veloz é garantia de frequência!
É sempre frustrante navegar por páginas demoradas para carregar, não é mesmo?
Contrate um bom plano de hospedagem e respeite todas instruções para não sobrecarregar o mesmo e ter surpresas futuras.
Cuide com o peso de imagens, por exemplo, elas podem aumentar e muito o tempo de carregamento da página.
De mais a mais, assim como qualquer experiência de compra que demande demora no atendimento ou gere dúvidas nas respostas em uma loja física, o mesmo acontece com um site, onde em casos como este, assim como eu ou você no papel de consumidores, a tendência é não voltar.
Busque o auxílio primordialmente de um sistema de gestão para organizar seus produtos e informações.
A seguir observe para a contratação daquele mesmo profissional especializado que sugerimos acima como solução para estes casos, alguém que tenha a expertise do marketing aliada a familiaridade a T.I, atualmente o perfil ideal para sua loja decolar no comércio eletrônico, garantindo que seu e-commerce ou site tenham todos requisitos possíveis, e da melhor forma!
E você, está acertando ou errando em seu site? Deixa seu comentário!