Estar presente nas mídias digitais ou realizar um trabalho de e-mail marketing, deixou de se tornar uma opção e passou a ser algo obrigatório para marcas dos mais diversos segmentos.
Seja por meio do e-mail ou de canais como Facebook ou Twitter, é preciso planejamento e estratégia digital para que sua empresa tenha bons resultados, aproximando sua marca de forma assertiva à persona desenhada no planejamento de marketing inicial.
Uma boa história vende
Desde a época das “sacadas” inteligentes de Don Draper, personagem inspirado em grandes publicitários das décadas de 50 e 60 (seriado de televisão Mad Men), a relevância do conteúdo é fator chave para o engajamento do target.
Ao apresentar uma campanha, Draper não somente encantava o cliente, mas realizava tal apresentação com aquilo que o cliente precisava exatamente ver e ouvir.
Mas e qual a importância de um bom conteúdo dentro do marketing digital?
No últimos anos, as redes sociais não pararam de evoluir, transformando-se inclusive, em meios super eficazes para divulgação de marcas e realização de negócios.
Mas é preciso atenção no momento de utilizar estes canais, visto que cada um deles possui suas regras e diferenciação na automatização de algoritmos, bem como em seu público, considerando análises prévias de comportamentos, idade do usuário, assim como os objetivos de sua empresa, se estão de acordo com canal escolhido para a saída de conteúdo.
Antes de mais nada, é importante entender que todas estas plataformas se diferenciam no momento de exibir seu conteúdo e ao longo deste texto, você entenderá como ter melhores resultados e não fadigar sua marca nas ações de marketing digital, causando sempre uma boa impressão em sua lead ou cliente.
A seguir, vamos mostrar algumas particularidades para ações realizadas em e-mail marketing e redes sociais. Aproveite a leitura!
O Facebook, sem dúvida, é a rede social mais utilizada no mundo.
Segundo dados do ano de 2016, são 102 milhões de brasileiros conectando-se na plataforma todos os meses, sendo deste total, 93 milhões acessando por dispositivos móveis.
Atualmente estima-se que um usuário, em média, tenha acesso a 1.500 posts diariamente.
Mas, você já deve ter se questionado em como manter o conteúdo que seu negócio publica aparecendo em primeiro lugar, certo?
Isso significa que a rede utiliza uma série de fatores que visam entender em quais dos posts pode existir uma diferença para um melhor desempenho que os demais, realizando combinações e por consequência, definindo o que aparecerá em primeiro lugar na newsfeed do usuário.
Mais tolerante que o Facebook, o Twitter possui algoritmos mais simples, visando a instantaneidade da postagem, onde geralmente são inseridas notícias que estão acontecendo em tempo real – inclusive é considerada a segunda tela do usuário que está vendo televisão e comentando algo na plataforma, por exemplo.
Google Plus já é uma plataforma excelente para ranqueamento de conteúdo de forma orgânica, assim como o LinkedIn uma boa opção para a relacionamento B2B.
Confira no post da Resultados Digitais, “Redes Sociais: Por que usar cada uma de forma diferente”, o como você pode aumentar a relevância em cada um desses canais.
E o que isso significa?
Acima de tudo, é preciso cuidado na forma de atuação de seus canais de marketing digital.
Observe os pontos que dependam de sua empresa, como a frequência e a relevância de suas postagens e conteúdo, com a finalidade de não fadigar sua marca junto às leads ou clientes
E-mail Marketing
Para o e-mail marketing, por exemplo, é imprescindível que o gestor tenha mapeado quais objetivos quer atingir, priorizando o conteúdo e as ações de acordo com formulários ou landing pages, para que a consequente captação de subscribers, funcione.
Plataformas como Gmail, Yahoo Mail ou Microsoft, monitoram frequentemente as aberturas dos e-mails enviados e caso sua empresa tenha um baixo engajamento, poderá sofrer punições, reduzindo desta forma a entrega e consecutivamente tendo este meio de comunicação eficaz, bastante prejudicado.
Lembre-se também que a personalização, ou para o caso do email marketing, a pessoalidade na conversa, é bem importante para o aumento do engajamento.
Redes Sociais
Nas redes sociais, o segredo é a análise de quais campanhas estão tendo melhor desempenho, para então diagnosticar oportunidades de novas conversões.
Atuar com métricas e KPIs definidos, auxiliam o gestor de mídias sociais na obtenção de melhor performance por anúncio ou conteúdo veiculado, fazendo com que as campanhas realizadas, cumpram os objetivos propostos no planejamento de marketing digital.
Testes dos anúncios realizados nas redes sociais, são fundamentais para que a verba investida neles, justifique o custo de aquisição por cliente (CAC).
Vale ressaltar que vale a pena realizar alguns testes previamente em plataformas como LinkedIn ou Twitter, podendo estas auxiliarem na análise para adaptação de conteúdo para Facebook, haja visto que esta última plataforma, também verifica por meio de seus algoritmos o desempenho das publicações, podendo aplicar sanções para empresas que por exemplo, tenham baixo engajamento em seus posts.
O monitoramento constante de ações, sejam elas em redes sociais ou por meio de e-mail marketing, podem inclusive contar com o auxílio de ferramentas de automação de marketing e de um sistema de gestão, pois por meio destas plataformas, o gestor responsável pelo marketing conseguirá analisar as diferentes oportunidades para o negócio.
Para mais informações, entre em contato nosso time de vendas!