A presença da tecnologia no dia a dia é inquestionável. Igualmente a sua importância. Para onde quer que olhemos, ela vem facilitando tanto a vida do varejista, quanto do consumidor.
Atualmente, todos os setores da economia passam a ser mais competitivos quando agregam tecnologia para produzir, industrializar ou comercializar, fazendo com que haja uma melhoria substancial de processos, desde o chão de fábrica, até a ponta, onde no varejo existe a possibilidade de agregar valor à experiência de compra para os clientes.
Mas o que é possível incorporar ao varejo em matéria de tecnologia?
Independentemente de seu segmento de mercado, número de pontos de venda, perfil de seu público-alvo ou dos produtos e serviços que sua loja oferece, uma coisa é certa: agregando a tecnologia ao seu negócio, ela certamente fará com que sua empresa poupe dinheiro.
Isso acontece, pelo fato de que a tecnologia leva às boas práticas de negócio, fazendo com que os processos tenham início, meio e fim delimitados e melhorando, por consequência, o ambiente de trabalho, visto que tudo é registrado e com isso a comunicação é facilitada.
Além disto, a tecnologia contribui para despertar automaticamente o interesse do consumidor, por toda diferenciação que agrega ao produto ou serviço ofertado.
Sobre as opções tecnológicas disponíveis no mercado de varejo
As opções tecnológicas disponíveis no mercado do varejo são inúmeras e certamente, muitas delas irão se encaixar perfeitamente ao seu core business.
Pesquise no mercado de tecnologia para varejo, opções especializadas para ter aplicativos com as mais diversas finalidades, a fim de encantar e fidelizar seu cliente.
Algumas delas, por exemplo, permitem a criação de manequins virtuais, que utilizam a sobreposição de uma imagem digital ao espelho real, possibilitando ao cliente, ver como a roupa ficará em seu corpo ou no caso de loja de móveis, quem sabe imaginar como aquele sofá ficará na sala.
Outras, criam ainda alertas para o consumidor sobre determinadas ofertas e já temos marcas que trabalham com vitrines holográficas, onde é possível realizar projeções digitais em um espaço real, dentre tantas outras soluções tecnológicas.
E a melhoria?
As soluções tecnológicas geram uma quantidade imensa de dados, que podem resultar em informações importantes sobre o negócio e que servem de munição para pesquisas de mercado.
Por exemplo: o comportamento de vendas permite segmentar sua loja por desempenho ou tipo de produto, possibilitando uma melhor adequação das ofertas ao seu target.
Já os dados sobre estes clientes, permitem ainda o planejamento de ações de relacionamento e a consequente criação de programas de fidelidade.
E se até algum tempo atrás a tecnologia assustava muita gente, o que hoje assusta, é não tê-la como parceira para o crescimento do seu negócio.
Fique atento às novas plataformas do mercado varejista e não abra mão destas.
Invista em tecnologia e você, sem dúvidas, estará fazendo a melhor compra para a sua loja!